O que significa depurar Overdraw da GPU?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A ferramenta de Depuração de overdraw da GPU usa codificação por cores para mostrar o número de vezes que o app renderiza cada pixel na tela. Quanto maior essa contagem, maior a possibilidade do overdraw afetar a performance do seu app.

GPU é a abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico em tradução direta). Esse componente, que muitas vezes também é chamado de chip gráfico, pode ser considerado uma das peças mais importantes em um smartphone ou computador.

A renderização ocorre mediante o envio de comandos para a GPU, que gera a tela de forma assíncrona. Em algumas situações, a GPU pode ter muito trabalho para fazer, e a CPU vai ter que aguardar antes de enviar novos comandos.

Outra opção interessante é a Forçar 4x MSAA. Ela permite aprimorar a qualidade gráfica nos jogos ou aplicativos que usem o OpenGL ES 2.0. Com isso, os gráficos ficarão com menos serrilhados, oferecendo uma imagem mais suave na tela.

Uma delas é a função “Forçar MSAA 4x”, que pode melhorar a qualidade dos gráficos de jogos através de um uso mais intensivo da bateria e do hardware.

Tamanho do buffer: como regra geral, o tamanho do buffer de 10 MB por núcleo da CPU permite um rastro de cerca de 20 segundos. Por exemplo, se um dispositivo tem duas CPUs quad-core (oito núcleos no total), o valor apropriado a ser transmitido para o programa systrace é 80.000 KB (80 MB).

Link copiado! A Qualcomm anunciou na semana passada, durante o Snapdragon Tech Summit, o aguardado Snapdragon 8 Gen 1, chipset premium da marca para celulares Android topo de linha de 2022.

Nota do Redator: A placa gráfica a 100% não é necessariamente algo positivo ou negativo. Este artigo apenas quer passar a mensagem que não é algo problemático como o CPU a 100% ou SSD/HDD a 100%. Apenas significa que a placa está a dar tudo o que tem, e que não está a ser limitada por outros componentes do seu sistema.

Para começar: por que ter um celular mais rápido? O segredo para um celular rápido é uma boa quantidade de memória RAM. Essa é uma configuração que tem como função fazer com que o processador do aparelho tenha acesso instantâneo aos dados desejados, levando mais rapidez e baixo tempo de resposta das solicitações.

Decisões como o perfil de uso, velocidade do processador e número de núcleos são exemplos de detalhes que podem fazer a diferença para que sua GPU atinja o desempenho que você espera. Além disso, vale ver se ela é integrada à CPU ou dedicada, e até mesmo se conta com suporte a tecnologias como o Ray Tracing.

A diferença mais notável entre a renderização da CPU e da GPU é que a renderização da CPU é mais precisa, mas a GPU é mais rápida. O 3ds Max oferece vários mecanismos de renderização incorporados que aproveitam a renderização da CPU (unidade de processamento central) e da GPU (unidade de processamento gráfico).

Outra maneira de melhorar o desempenho da placa de vídeo diretamente pelo Windows é habilitando o agendamento de GPU acelerado por hardware. Essa função reduz a latência para melhorar o desempenho, e a ideia principal é fazer que haja menor sobrecarga de processos atuando diretamente na GPU.

Veja abaixo, como deixar o Android mais rápido e teste estas 7 dicas para melhorar o celular e seu desempenho.
...
5. Feche aplicativos que não são usados

  1. Entre em “Configurações”;
  2. Clique em “Apps”;
  3. Escolha o app alvo, abra a página dele;
  4. Desinstale ou clique em “Forçar Parada”.

Dentro das opções do desenvolvedor, acesse a opção 'Escala de animação de janela', 'Escala de animação de transição' e 'Escala de duração de animação'. Se você quiser que as animações sejam mais rápidas, altere todas as três para 0,5x.