O que significa dependência familiar?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Reconhecendo a circularidade em todo o grupo familiar, que não possui começo nem fim, a equipe não repete a atitude da família ou sociedade que responsabiliza apenas o usuário. A dependência familiar é a expressão de padrões inadequados de interação entre seus integrantes (BATESON, apud CALIL, 1987).

O que é dependência emocional? Dependência emocional é quando alguém depende completamente de uma outra pessoa para ser feliz. Assim sendo, a felicidade não é encontrada dentro de si, o que faz com que a pessoa que sofre do problema busque sempre estar do lado do outro.

A relação compulsiva inicia-se quando a pessoa procura a ilusão do alívio com o fim de evitar sentimento ou situações desagradáveis, uma forma não natural de satisfazer as necessidades emocionais. Assim os dependentes químicos começam a desistir das relações naturais e da consolação que oferecem.

Diz-se que um país mantém uma relação de dependência com outro quando os seus rendimentos ou a sua riqueza dependem deste. Se uma nação X exporta 85% da sua produção para uma nação Z, poderá dizer-se que mantém uma relação de dependência com este segundo país.

Estado de quem está dependente: 1 obediência, servidão, submissão, subordinação, sujeição.

A dependência emocional quando não tratada adequadamente pode evoluir para sintomas graves, tais como depressão, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, estresse, abuso de substâncias, insônia e autodestruição.

Codependência versus dependência
Um relacionamento saudável e de apoio envolve ouvir, esforçar-se para entender e manter em mente as preocupações de outra pessoa. Codependência emocional é quando esse comportamento de cuidado cruza a linha de tentar direcioná-los ou controlá-los.

A dependência emocional tem cura, mas, como o processo é doloroso, as pessoas têm dificuldade para se curarem sozinhas. A terapia pode te ajudar a compreender a importância de se valorizar dentro e fora do contexto de um relacionamento.

“Uma pessoa com dependência emocional é aquela que pensa que sua vida acabaria se não estivesse com o outro, ou ainda, que acredita que não suportará o sofrimento caso perca o parceiro. Por isso, acaba sujeitando-se a demandas que podem ser abusivas”, relata.

A pessoa dependente emocional se sente com uma intensa insatisfação devido a carência e apego excessivo que sente, pois, como é considerada algo doentio, o indivíduo nunca fica satisfeito. Quem a possui precisa constantemente da aprovação de outras pessoas e tem problemas para tomar suas próprias decisões.

O amor é um estado de espírito, e um estado psicológico de entrega. Amamos em nossa plenitude as pessoas, as situações, algo ou alguém, independente do outro. O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego.

Dependência de drogas lícitas
O álcool, devido a seu alto grau de aceitação social, é a droga cuja dependência é mais comum.

Dura de 3 a 6 meses e compreende o período em que o dependente químico inicia um plano de ação voltado ao tratamento, com o intuito de evitar recaídas, mudar seu ambiente social e afastar-se de pessoas que também usam drogas e podem contribuir para que ele volte ao vício.

O dependente químico é aquele que não consegue reconhecer que perdeu o controle da situação e que possui uma doença grave, ele não acredita que as drogas podem causar prejuízos a sua saúde, pois se encontra preso a elas.

O prazo para que essa petição chegue à vara será de aproximadamente dois dias a uma semana, dependendo do local onde foi protocolada.

Prestação atribuída a pensionistas e não pensionistas dos regimes de Segurança Social que se encontrem em situação de dependência e que necessitem da ajuda de outra pessoa para satisfazer as necessidades básicas da vida quotidiana.

O contrário de dependência é: Contrário de subordinação e obediência: 1 independência, autonomia, emancipação, insubordinação, insubmissão, desobediência, liberdade, libertação, soberania.