O que significa demanda em um processo?

Perguntado por: esouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Demanda pode ser conceituada como o processo judicial ou ação, por meio da qual a parte requer algo ao Poder Judiciário.

Partes, nesse sentido, são as pessoas que pedem ou em relação às quais se pede a tutela jurisdicional. Na concepção de CHIOVENDA parte é aquele que demanda em seu próprio nome (ou em cujo nome é demandada) a atuação duma vontade da lei, e aquele em face de quem essa atuação é demandada[8].

É o ato levado a juízo que tem por objetivo determinar as pretensões do autor mediante o relato dos fatos que justifiquem a ação, petição fundamentada e clara do direito que é reclamado. Com você podemos multiplicar o alcance de nossas iniciativas.

Tipos de demanda

  • Demanda negativa. Ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita, porém acaba sendo “inevitável” (ex. ...
  • 2.Demanda inexistente. ...
  • 4.Demanda irregular. ...
  • 5.Demanda em declínio. ...
  • 6.Demanda plena. ...
  • 7.Demanda excessiva. ...
  • 8.Demanda indesejada.

Tipos de processos

  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

ELEMENTOS DA AÇÃO
São eles: pedido, causa de pedir e partes.

Em um processo judicial, existem três partes envolvidas na demanda: juiz, autor e réu.

O que é demandar? O termo demandar significa pedir, solicitar um pedido. Nesse sentido, no âmbito jurídico, o verbo se refere a pedir algo ao judiciário por meio de um processo. Por isso, a ação demandar é o mesmo que abrir uma ação, iniciar um processo, promover uma ação judicial.

Significado de demandado
Pessoa contra a qual é intentada uma ação na justiça.

9 sinônimos de demandada para 1 sentido da palavra demandada: Que se aproximou de alguém com algum objetivo: 1 abordada, acercada, perguntada, interpelada, questionada, interrogada, inquirida, indagada, assediada.

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

2) Função demanda – Demanda é uma função que explica as várias quantidades que os consumidores estarão dispostos a retirar do mercado, de um produto ou serviço econômico, conhecido o preço, a uma certa unidade de tempo qualquer.

A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.

É possível identificar demandas e construir novas ideias para a resolução de problemas e/ou desafios da localidade onde estamos inseridos, a partir do momento em que compreendemos as suas potencialidades e as suas fragilidades.

A demanda dependente acontece por consequência direta de um evento que traz algum tipo de informação originária do mercado, por exemplo, se o número de acidentes de trabalhos em altura aumentar, a demanda por Cintos Paraquedistas também tende a crescer.

Vamos analisar esses fatores.

  • Mudando gostos ou preferências.
  • Mudanças na composição da população.
  • Mercadorias relacionadas.
  • Mudanças nas expectativas sobre preços futuros ou outros fatores que afetam a demanda.

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.”

O processo tem seu fim quando a sentença é definitivamente cumprida.

Após receber a petição inicial, o juiz passa a analisar se ela tem todos os requisitos necessários para dar início ao processo judicial. Após essa análise, o próximo passo é chamar o réu (empresa ou pessoa que está sendo processada) para tomar conhecimento daquela demanda, o que é feito através da citação.

Os elementos objetivos da demanda, como afirmado, são a causa de pedir e o pedido. Caracterizá- los mediante a compreensão de seu conteúdo é fundamental. Entre os problemas suscitados pela doutrina em relação à identifi- cação da demanda, talvez o mais complexo diga respeito à causa de pedir.