O que significa deixar a capa?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Um mendigo, cego, de Jericó, a quem Jesus Cristo deu vista (Mc 10.46), Mateus e Lucas descrevem o mesmo incidente (Mt 20.30 – Lc 18.35), mas Lucas conta que o milagre foi feito quando Jesus entrava na cidade e não quando saia. É singular ser Bartimeu o único cego curado, cujo nome se menciona nos Evangelhos.

Uma capa serve para muita coisa, inclusive para proteger o miolo de um livro. Porém, assim como um caramujo sem concha, os livros saíam das oficinas gráficas sem esse aparato até o início do século 19. Cabia então ao livreiro, ou ao leitor, encadernar o miolo da maneira como bem quisesse.

INTRODUÇÃO. A capa de Elias sobre os ombros de Eliseu é tipo do Sangue de Jesus sobre a vida do servo, que ele passa a desfrutar desde o chamado (a conversão) e que o identifica como servo, tanto para o mundo, como para o Pai. É como se o servo passasse a ter a “identidade” de Jesus.

Parte exterior de um livro, caderno, revista, ou de outra obra ou publicação, geralmente em papel ou material mais resistente.

Trata-se de aquilo que envolve ou que cobre algo, o invólucro, por assim dizer. Capa também é a face anterior de um livro ou de uma revista.

Resposta: Esta palavra vem do Latim cappa, originalmente uma peça de roupa que cobria também a cabeça, caput.

Jesus passa pelas estradas de Jericó, um cego chamado Bartimeu se dirige a Ele gritando: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” O grito deste homem comove o coração de Jesus, que para, manda chama-lo e cura-o. É um encontro que comove, o Senhor se encontra com aquele que sofre.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho. Então os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai. A crucificação dos contrários a ocupação Romana era um expediente muito praticada e muitas pessoas foram mortas.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.

Alguns estudiosos sugerem que o fato de Marcos ser o único a denominar o cego de Jericó talvez signifique que Bartimeu tenha se tornado conhecido dos cristãos primitivos. Marcos também diz que Jesus curou o cego Bartimeu quando saía de Jericó.

Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto.

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.

Apenas uma Capa da Invisibilidade, a terceira das três Relíquias, e supostamente a verdadeira Capa da Morte, não sofre os estragos do tempo, e não pode ser danificada por magia.