O que significa dedo na gíria?

Perguntado por: aneves2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

"Sentar o dedo" Gíria miliciana, significa "disparar muitas vezes com arma de fogo".

Foi no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa que encontrei regit[r]ada a expressão «cheio de dedos», à qual se atribui apenas o sentido de «atrapalhado», «indeciso».

O dedo podre pode ser definido como a atração por “homens errados”, que não dão o devido valor para as companheiras e, consequentemente, abandonam a relação após certo tempo. O “cara certo” nem sempre aparece de primeira, mas o problema maior está em cometer os mesmos erros em relacionamentos diferentes.

dedo-duro {masculino}
alcahuete {m./f.}

Significado espiritual do 777
Ele simboliza a iluminação espiritual e aparece como um lembrete da compaixão divina. Esse número indica que você está evoluindo espiritualmente e que seus anjos vão guiá-lo pelo caminho certo. Mas depende de você usar a energia positiva deste momento para fazer as mudanças acontecerem.

O asterisco em português serve para colocar algo indiretamente, de forma não explícita em um texto, porém, de forma destacada.

006 é um termo utilizado na gíria da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), para designar uma pessoa considerada "burra", ou seja, uma pessoa ignorante a respeito de algum assunto.

É o ato de buscar o prazer estimulando, sozinha, o seu próprio corpo.

Significado de Dedo-duro
substantivo masculino Aquele que diz o que não deveria ser dito; quem entrega alguém, traindo a confiança dessa pessoa. Delator; indivíduo que denuncia a responsabilidade de alguém sobre alguma coisa. adjetivo Diz-se de quem trai a confiança de alguém ou diz o que não era para ser dito.

Da mesma forma que essa expressão pode ser usada em diversos contextos no português, temos vários jeitos diferentes de nos referir a um “dedo-duro” em inglês. Neste post veremos três delas: 1) snitch; 2) telltale ou tattletale e 3) whistleblower.

Gesto de rebeldia e protesto
Atualmente, o gesto de mostrar o dedo do meio ainda é visto como uma ofensa em diversas culturas do mundo, no entanto, em meados dos anos de 1950 e 1960, quando surgiu o movimento da contracultura, esse sinal também passou a significar rebeldia em meio aos jovens.

A sindactilia é uma doença rara, que acomete tanto os dedos das mãos e pés, caracterizada por uma má formação congênita. Na patologia, que acomete mais homens do que mulheres, seu principal sintoma é a junção entre os dedos, como se uma cola estivesse entre as estruturas.

"Cheio de dedos", o trocadilho quer dizer que o pé ficou indeciso, atrapalhado, sem jeito, mesmo querendo pedir.

6- Cara podre
Fazer algo à cara podre significa fazer algo de forma descarada, sem vergonha.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?