O que significa dar um impulso?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

[Figurado] O que incentiva alguém a fazer algo; estímulo, incitamento.

Grande vontade de fazer alguma coisa de repente; estímulo, incitamento, instigação.

Toda vez que o consumidor faz uma ligação local de um telefone fixo, ele paga um serviço chamado pulso. Esse pulso é cobrado na conta mensal e aumenta de acordo com o tempo de conversação --cada um pode durar até quatro minutos.

De forma geral, um impulso ocorre quando aplicamos uma força sobre um corpo durante um certo período de tempo. Por exemplo, imagine um jogador de futebol chutando uma bola. Durante o chute, ele aplica uma força sobre essa bola por um curto período de tempo.

Impulso nervoso é um sinal elétrico que possibilita a comunicação entre neurônios. O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana.

A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional. Claro que, você não deve agir 100% do tempo através da razão.

Principais antônimos de impulso: 1 abatimento, prostração, desalento, desconforto, consternação, esmorecimento, debilitação, desincentivo, descoroçoamento.

Que responde a instintos básicos: 1 primitiva, selvagem, brutal, instintiva, bárbara.

Dá-se o nome de impulso ao desejo ou à emoção que nos leva a realizar algo de forma intempestiva e irreflectida: “Não sabia o que estava a fazer, foi apenas um impulso”, “Peço desculpa, deixei-me levar pelo impulso”, “Agarrei na mão dela e beijei-a: foi um impulso, mas valeu a pena!”, “Às vezes, há que saber escutar o ...

O segredo para um celular rápido é uma boa quantidade de memória RAM. Essa é uma configuração que tem como função fazer com que o processador do aparelho tenha acesso instantâneo aos dados desejados, levando mais rapidez e baixo tempo de resposta das solicitações.

Ou seja, o impulso é como um estímulo nervoso que provoca uma espécie de reação. Esse estímulo, no entanto, possui um caráter particular, já que se trata de um estímulo mental.

O impulso de uma força é definido como a força multiplicada pelo intervalo de tempo em que ela atua sobre o corpo. No Sistema Internacional, sua unidade é o newton segundo (N.s). A direção e o sentido do impulso são os mesmos da força atuante, pois o intervalo de tempo é um escalar positivo.

O teorema do impulso mostra que uma força aplicada durante um certo intervalo de tempo sobre um corpo pode gerar variação de quantidade de movimento.

A propagação do impulso nervoso faz-se através do fluxo de iões, positivos e negativos, ao nível da membrana celular do axónio, o qual é facilitado por alterações da permeabilidade da membrana.

A transmissão do impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico que ocorre nas células nervosas e faz o sistema nervoso funcionar. É o resultado das mudanças das cargas elétricas na membrana dos neurônios, células especializadas no processamento de informações.

Pessoas que agem por impulso são as chamadas pessoas impulsivas.

Quando a impulsividade é prejudicial
Afinal, é o nosso instinto impulsivo que nos alerta sobre situações de perigo e nos fazem tomar atitudes imediatas que podem até salvar nossa vida. No entanto, agir sem pensar pode causar problemas difíceis de resolver, especialmente quando ocorre frequentemente.

Por isso é necessário também construir a base para saber barrar o impulso e ter sucesso. A dica é prever esses perigos. Isso será possível ao seguir conceitos como: executar prioridades com excelência, mover-se com a velocidade da confiança, realizar mais com menos e reduzir o medo.

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Clarice Barbosa, as pessoas que falam por impulso agem guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas. “São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar”, explica.

3 pressa, rapidez, prontidão, presteza, velocidade, agilidade, celeridade, ligeireza, ligeirice, urgência.

IMPULSO BIOLÓGICO Ideia ou desejo repentino e espontâneo que a maioria dos seres humanos experimenta e que envolve agir movido por alguma emoção (raiva, alegria, tristeza, angústia) sem ter mediado uma deliberação prévia da razão.