O que significa dar a tua alma por despojo?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Deus disse a Baruque: "Te darei a tua alma por despojo". Isto significa que, em meio a toda turbulência daqueles dias, quando milhares de pessoas foram assassinadas, a vida de Baruque seria preservada. Ele não seria morto pelos inimigos babilônicos.

1. O que se desprende ou cai (depois de ter servido de revestimento ou adorno). 2. Espólio.

O plural pronuncia-se com vogal aberta: despojos /ó/.

1 resíduos, borras, fezes, detritos, excrementos, desperdícios, depósitos, sedimentos, escórias, rejeitos, substratos, despejos, lixos, efluentes, sujos, lias, cadáver, carcaça, defunto, morto, corpo, presunto.

Jeremias 45 Ouvir
Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso. Assim lhe dirás: Isto diz o Senhor: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra. E procuras tu grandezas para ti mesmo?

Jeremias 44. Jeremias profetiza que os judeus que estão no Egito, com exceção de um pequeno remanescente, serão destruídos por adorarem deuses falsos.

Deus, fiel, lhe promete a sua própria vida em recompensa. No verso 5, está escrito que ele Deus lhe daria a sua própria vida. A fidelidade de Baruque resultou nessa grande bênção de Deus.

De maneira que o Senhor não podia por mais tempo sofrer a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes; por isso se tornou a vossa terra em desolação, e em espanto, e em maldição, sem habitantes, como hoje se vê.

Jeremias 30:9—A Qual Rei Davi o Povo Iria Servir? Esse “Davi” se refere ao Messias e Rei que Deus prometeu que seria descendente de Davi. A promessa foi cumprida na vinda de Jesus Cristo e será cumprida novamente na Segunda Vinda.

"E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos, depois deles."

Ele ensinou que Satanás, “o deus deste mundo” (2 Coríntios 4:4), trabalha para que as pessoas não aceitem o evangelho. Paulo comparou a si mesmo e seus companheiros de ministério a vasos de barro que contém o “tesouro” da “iluminação do conhecimento da glória de Deus” (2 Coríntios 4:6–7).

Jeremias 3 contém outro exemplo de como o Senhor usou o casamento como símbolo de Seu relacionamento com Seu povo do convênio. Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

9 E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas apalavras na tua boca. 10 Olha, aponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares, e para plantares.

Jeremias 36. Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Então Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Se voluntariamente saíres aos príncipes do rei de babilônia, então viverá a tua alma, e esta cidade não se queimará a fogo, e viverás tu e a tua casa.

Jeremias 39 Ouvir
E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra, fugiram, saindo de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta que está entre os dois muros; e seguiram pelo caminho da campina.

Jeremias 47 Ouvir
Por causa do dia que vem, para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o restante que os socorra; porque o Senhor destruirá os filisteus, o remanescente da ilha de Caftor.

Jeremias 21–38 Jeremias prega durante o reinado do rei Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém. Aqueles que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão no cativeiro por 70 anos. Nos últimos dias, o Messias retornará, reinará e reunirá Seu povo.

Em Jeremias a expressão 'vejo uma vara de amendoeira' (Jr 1.11) é simbólica de pressa, porque a raiz da palavra hebraica, traduzida por amêndoa, significa 'apressar-se'. Mostra-se ao profeta uma vara de amendoeira para significar que o SENHoR apressará o cumprimento da Sua palavra.

Em resumo, Jeremias 30 fala da restauração vindoura de Israel e Judá após a punição por seus pecados. Enfatiza o amor e a fidelidade de Deus para cumprir Suas promessas, incluindo levantar um rei da linhagem de Davi para governar Seu povo.