O que significa da palavra proclamação?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 12 votos

Proclamação é o substantivo feminino que significa o ato de proclamar, pronunciar ou anunciar alguma coisa.

A forma [proclamação]pode ser [derivação feminino singular de proclamar] ou [nome feminino] .

É o momento em que a Palavra de Deus se torna viva, eficaz, presente. Portanto, o Leitor deve estar preparado para emprestar sua voz para Deus, ou seja, fazer chegar a Palavra de Deus ao seu povo ouvinte. Assim sendo, estas pessoas precisam de formação bíblico-litúrgica, espiritual e adequada preparação técnica.

Nova Tradução da Bíblia: Proclamar a Palavra é colocar o ser humano diante de seu Criador.

“Digam ao povo que a República está feita”
“Digam ao povo que a República está feita”. Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca marchou em direção ao então Parque Campo de Santana com cerca de 600 militares e proclamou a República do Brasil.

Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

A proclamação da república aconteceu em 15 de novembro de 1889 e resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870. Um dos grupos mais insatisfeitos foi o dos militares.

A Proclamação da República aconteceu porque a elite brasileira estava insatisfeita com o reinado de D. Pedro II (1825-1891). Essa insatisfação pode ser notada em grupos importantes do cenário político nacional: militares, cafeicultores e a Igreja Católica. Perder o apoio desses importantes grupos levou D.

dia 15 de novembro

No dia 15 de novembro, é celebrado no Brasil o acontecimento da Proclamação da República, que se passou nesse mesmo dia no ano de 1889. Por meio desse evento histórico, a monarquia foi derrubada no país, a família real foi expulsa e a república foi instaurada.

A primeira disposição do proclamador da Palavra deve ser a de silêncio para ouvir e acolher essa Palavra. É Deus quem se dirige ao proclamador e a toda assembleia. Por isso, mesmo ao fim da leitura, diz-se: “Palavra do Senhor”. E a assembleia responde: “Graças a Deus!”.

Após a leitura, o leitor diz “Palavra do Senhor.” e a assembleia responde “Graças a Deus.” Em seguida, vem o Salmo Responsorial. Normalmente é tirado do livro dos Salmos, porém existem casos em que o salmo recitado na missa é tirado de cânticos presentes em outros livros da Bíblia.

O leigo, quando orienta a reunião, comporta-se apenas como um entre os demais, como sucede na Liturgia das Horas, quando o ministro é leigo (“O Senhor nos abençoe...”, “Bendigamos ao Senhor...”).

De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”

Ele nos faz entender a verdade fundamental: Jesus é o Filho de Deus. Uma vez que, reconhecemos em Jesus o Filho de Deus, Ele nos dá uma missão: anunciar o Evangelho a toda criatura. O Evangelho escrito, narrado e testemunhado a nós, foi-nos dado para que tenhamos a vida em Deus.

Quando um homem com autoridade prega o evangelho, ele promete, em nome de Jesus Cristo, a todos os que crerem e obedecerem, que o Espírito Santo lhes será concedido. Por meio dessa promessa, todos podem saber por si mesmos se a mensagem provém de Deus ou dos homens.

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil. O movimento que deu origem ao Brasil Republicano teve origem nas insatisfações de importantes grupos políticos durante o Segundo Reinado.

“Penso, logo existo” (René Descartes)
Uma das bases do pensamento ocidental e da ciência moderna, a mais famosa pontuação do matemático e filósofo francês René Descartes foi pela primeira vez afirmada em seu livro Discurso sobre o Método, de 1637.

O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.