O que significa da palavra faraó?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

O que significa faraó? Faraó é o título que se refere ao monarca governante do Egito Antigo. No auge dessa civilização, os faraós eram considerados deuses encarnados, recebendo poder supremo sobre toda a estrutura de governo.

O poder dos faraós era teocrático e hereditário. As funções dos faraós eram a administração pública e o cumprimento de seu papel como deuses, pois eram considerados o deus Hórus encarnado, o deus ligado ao Sol. Os faraós viviam em grandes palácios, podiam ter várias esposas e eram cercados por regalias.

A palavra faraó tem sua origem no hebraico e significa “casa elevada”, inicialmente o termo servia para representar o palácio real e só depois que foi apropriado pela figura do monarca. A palavra ficou muito conhecida através do livro do Êxodo na bíblia, que popularizou a denominação do monarca do Egito.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Resposta: Os Faraós eram considerados tão poderosos pois eram vistos como encarnações dos próprios deuses,em alguns momentos como filhos dos deuses. portanto eram poderosos pela origem - não eram humanos, eram criaturas sobrenaturais.

Narmer

Embora haja dúvida entre os historiadores sobre a possibilidade de uma linhagem anterior, a tradição se refere a Menés ou Narmer como o primeiro faraó do Egito Antigo. Ele foi responsável por reconciliar o império quebrado, o que teria ocorrido por volta de 3100 AC.

Depois disso, o rei se casou com duas Grandes Esposas Reais, tendo um filho com cada uma delas, os herdeiros Merenre e Pepi II.

A tradição egípcia apresenta Menés (ou Narmer, em grego) como sendo o primeiro faraó ao unificar o Egito (até então dividido em dois reinos). Segundo esta tradição, este seria o primeiro governante humano do Egito, a seguir ao reinado mítico do deus Hórus.

Hórus. Deus dos faraós, dos céus, dos vivos e das famílias, responsável pelo nascimento dos dias, Hórus é filho de Ísis e Osíris.

Transmite ao faraó, rei do Egito, tudo o que eu te disser.» Mas Moisés respondeu-lhe: «Senhor, eu tenho dificuldade em falar. Como irá o faraó fazer caso do que eu disser?» Então o Senhor disse a Moisés: «Repara que vou fazer com que tu sejas para o faraó como um deus e Aarão, teu irmão, será o teu profeta.

Yunet

Yunet envenena e mata o faraó | Os Dez Mandamentos - RecordTV - R7 Os Dez Mandamentos.

Em Gênesis, Sheshi (Fernando Pavão) é o homem mais poderoso do Egito e primeiro faraó estrangeiro. Ator conhecido das novelas da Record, Fernando Pavão interpreta o faraó Sheshi na sétima fase de Gênesis. O governante é o primeiro estrangeiro a ocupar o cargo no território.

Ramsés 2º

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

“Ficará a cor morena / De coroa e cetro na mão”.

Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

“Hoje Morsi usurpou todos os poderes estatais e nomeou a si próprio como novo faraó do Egito”, escreveu também no Twitter Mohamed El-Baradei, ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e influente figura na política egípcia.