O que significa D1 na nova CNH?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Nesse sentido, o significado da categoria D1 na nova CNH é de veículos de passageiros com lotação máxima de 17 ocupantes (incluindo o condutor). O veículo também deve ter comprimento máximo de 8m e reboque que não ultrapasse 750kg.

O que é a carteira D? Essa categoria permite que os motoristas dirijam os veículos de transporte para passageiros. Contudo, a lotação máxima deve exceder a oito lugares disponíveis em micro-ônibus ou em um coletivo comum.

Categoria "D": Ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade; Estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria "B" ou no mínimo há um ano na categoria "C"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

D1 – para veículos de passageiros, com lotação máxima de 17 passageiros (incluindo condutor) e com comprimento máximo de 8 metros e reboque que não ultrapasse 750kg; BE, CE, C1E, D1E – categorias que envolvem veículos pesados, com ou sem reboque (ou semirreboque) e limite máximo de peso.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

A categoria designada para dirigir uma Kombi de nove (9) lugares é a D, que permite a condução de ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

Com ela, ainda é possível conduzir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Compreendem os veículos dessa categoria as carretas, caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

D – Veículos que comportam mais de 8 passageiros, como ônibus, microônibus e vans. D1 – Veículos de passageiros com lotação máxima de 17 passageiros incluindo o condutor, com comprimento máximo de 8m e com reboque que não ultrapasse 750kg.

CNH da categoria D
Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

categoria B

Com a virtude de fazer parte de uma família de veículos comerciais de grande sucesso como a Mercedes-Benz Sprinter, o furgão e o chassi 314 CDI Street vão além da característica de poderem ser conduzidos por motoristas com CNH na categoria B.

A primeira taxa já é cobra na manifestação da intenção de mudança de categoria, por meio da taxa de inscrição. Nesse momento, o valor a ser pago será de R$ 78,88. Em seguida, a emissão da Licença de Aprendizagem também exigirá um pagamento de taxa no valor de R$ 59,16.

Os condutores que desejam mudar da categoria B para a D devem atender os seguintes critérios: – Ser habilitado na categoria C por pelo menos um (1) ano, ou no mínimo, dois (2) anos na categoria B. – Ter mais de 21 anos. – Ser aprovado em exame de aptidão física e mental.

Qual a diferença da CNH categoria C para D? Com a CNH categoria C, você pode dirigir apenas veículos de transporte de carga, como caminhões. Enquanto com a CNH categoria D, você pode dirigir veículos de transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares + o motorista.

A categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista. Isto é, com a CNH B é possível dirigir veículos grandes, como minitrucks e furgões.