O que significa D no painel do Fiat Uno?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Como exemplo, o que significa esta indicação no painel do Uno Vivace de “- 30 d?” ou menos 30 d (o número pode ser outro qualquer). A Fiat instalou no computador de seu carro um aviso de manutenção programada. No caso que mencionamos o número significa os dias que faltam para a próxima troca de óleo do motor.

É possível encontrar o sensor de temperatura no cabeçote, ou seja, a parte mais quente do motor e onde a temperatura pode ser medida com uma precisão mais assertiva.

No caso de uma chave de carro aparecer no painel, ela quase sempre está relacionada com o imobilizador do carro (em alguns carros é um cadeado dentro de um carro, como no Uno Novo). Ela indica que, de uma maneira eletrônica, o carro foi impedido de dar uma partida não autorizada.

Caso alguma luz vermelha acenda, a recomendação é chamar a assistência da seguradora imediatamente. Luzes amarelas: indicam uma advertência. Nesse caso, a recomendação é procurar um mecânico próximo da sua localização. Luzes azuis e verdes: são apenas informativas e indicadoras de direção.

As luzes do painel de seu carro possuem diferentes cores, cada uma tem um grau de gravidade. As verdes indicam que algum equipamento está ligado, não um defeito. Já as amarelas mostram que algum equipamento ou função do carro exige atenção. Por último, as vermelhas avisam o motorista de que alguma falha grave ocorreu.

O que é o hodômetro de um veículo? O hodômetro de um automóvel é um contador que mede a distância percorrida, e eles normalmente estão indicados no painel do carro com a palavra “ODO” que significa a distância total e “DST” que significa a distância parcial do veículo.

Painel de instrumentos do Onix – código 128. Este código 128 pertence a uma forma nova de diagnóstico, chamada também de orientação para o condutor. Este padrão é diferente dos códigos de falha utilizados diretamente pelo reparador como, por exemplo, os códigos P0016 ou P0300.

Informa o consumo de combustível que está ocorrendo naquele momento.

Os sintomas de erros mais frequentes são: Aumento da rotação de marcha lenta. Elevado consumo de combustível. Dificuldades na partida.

Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.

Como saber se o sensor de temperatura está funcionando? Se o sensor está apresentando algum tipo de mal funcionamento, o monitoramento da temperatura do motor fica seriamente comprometido. E esse aumento no controle do calor no sistema pode levar ao superaquecimento e, em casos extremos, levar o motor a fundir.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Representada pelo desenho de um “motorzinho”, a luz da injeção acesa pode indicar que há algum problema ou alteração no funcionamento do carro. Desenvolvido para substituir o carburador, o sistema de injeção eletrônica tem como função controlar a quantidade de ar e combustível que entra no motor.

Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.

O que fazer quando a luz do motor se acende? Primeiro, convém desligar e voltar a ligar o carro. Ao rodar a chave de ignição, numa primeira fase, as luzes avisadoras no painel de instrumentos acendem-se e vão-se apagando progressivamente.

A luz de óleo acende no painel para indicar que está faltando lubrificação no motor. Esse fato pode estar relacionado ao nível baixo do lubrificante no cárter. Não foi óleo para a bomba e, consequentemente, não lubrificou as outras partes do motor.

Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema. A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação.

Por exemplo: se o plano de manutenções determina que elas sejam realizadas a cada 10 mil km e quatro revisões já foram efetuadas, o painel deverá indicar mais de 40 mil km rodados. Caso o hodômetro informe um número menor do que esse, é sinal de que o equipamento pode ter sido adulterado.