O que significa Curupira na língua indígena?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

A palavra "curupira" tem origem no tupi-guarani. Sendo uma contração entre a curu, de curumim, "menino" ou "criança", e pira, que significa "corpo", ou seja, curupira quer dizer "corpo de menino".

Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente , montado em um porco-do-mato.

Segundo a lenda, quando o Curupira percebe a presença de alguém que representa uma ameaça à natureza, ele recorre a diferentes travessuras para espantar os invasores. Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.

Uma característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa conseguirá fugir.

Caipora e Curupira
Ambos lutam pela preservação do ambiente e costumam assustar ou mesmo pregar peças nos caçadores, madeireiros, exploradores, etc. Na versão em que Caipora é um homem, ele é considerado primo do Curupira.

Etimologia. Os termos "curupiral" e "curupira" procedem do tupi kuru'pir, que significa "o coberto de pústulas". Segundo o folclorista ítalo-brasileiro Ermanno Stradelli, procedem de curu, contração de corumi, "menino", e pira, "corpo", significando, então, "corpo de menino".

Caamanha - Dicio, Dicionário Online de Português.

Lenda do folclore brasileiro
De figura estranha, o curupira possui um volumoso cabelo vermelho. Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas.

A lenda narra que o curupira não gosta de estar em locais densamente povoados e, por isso, evita estar onde estão muitos humanos. O ambiente natural do curupira é a floresta e, por isso, os indígenas temiam tanto entrar nela.

O curupira é personagem de uma lenda do folclore brasileiro que surgiu nos povos indígenas e que foi relatada, pela primeira vez, no século XVI. Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais.

A lenda fala que o curupira adorava receber fumo e cachaça como presentes. Além de aterrorizar os caçadores, o curupira também era responsável por fazê-los se perder na floresta e esquecer o caminho pelo qual sairiam dela. Uma forma de atormentar os caçadores era o ato de o curupira assoviar continuadamente.

Ele sempre está montado em um porco-do-mato e segurando uma vara de bambu nas mãos.

4- UM CURUPIRA TEM 2 PÉS. QUANTOS PÉS TÊM 8 CURUPIRAS? 5-UMA MULA-SEM-CABEÇA TEM 4 PATAS.

No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima. O melhor que se faz é sair dali correndo.

Para defender a natureza que o abriga, o Curupira ataca seus inimigos fazendo deles vítimas que castiga de várias maneiras. A mais comum é transformar-se em caça, atraindo então o caçador cada vez mais para o interior da floresta, impossibilitando-o de encontrar o caminho de volta.