O que significa cupim no mundo espiritual?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).

Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis. Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo.

Os cupins têm preferência pela madeira, mas podem comer papeis, como livros, jornais e papelão. Eles podem também, em alguns casos, abrir caminho por estruturas mais fracas de alvenaria, mas não se alimentam de cimento.

ácido bórico

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

O cupim nunca entra na madeira perfurando a superfície. Ele busca furos já existentes e só depois se instala. Então, o segredo é eliminar essas aberturas! Dessa forma, a probabilidade de ocorrer uma colonização é bastante reduzida.

Há ainda na Bíblia menções a gafanhotos ligadas ao inseto como alimento, parte do apocalipse, analogia e provérbio, por exemplo. “Os gafanhotos não têm rei; e, contudo, todos saem, e em bandos se repartem.”

Joaninha. Um desses insetos é a joaninha, que é um dos símbolos mais populares de boa sorte em todo o mundo. Acredita-se que, se uma joaninha pousar em você, isso trará sorte e fortuna. Além disso, na cultura japonesa, a joaninha é um símbolo de amor e felicidade.

Joaninha
Símbolo de sentimentos como amor e sorte, ela pode trazer felicidade e fortuna para quem e onde ela pousar, bem como azar e tristeza para quem a mata.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.

Dicas para prevenir novas infestações

  1. Mantenha o imóvel seco. Cupins precisam de umidade para se desenvolverem.
  2. Evite armazenar descartes de madeira, troncos ou lenha dentro ou próximos de casa.
  3. Vede janelas, batentes e rachaduras com um selante apropriado.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas para bloquear a passagem: – Mantenha as portas sempre fechadas; – Instale telas nas janelas (para barrar cupins, mosquitos e outros bichinhos); – Ao notar sinais de infestação de cupim com asas, chame uma imunizadora profissional.

Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.

2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados.

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

A única maneira de eliminar cupins é por meio do serviço profissional de controle de pragas, conhecido popularmente como “dedetização”. E o motivo para tanto é bastante simples: as substâncias adequadas para o combate ao inseto não são vendidas a pessoas físicas.

Rachaduras, buracos e barulhos
Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado.

Geralmente à noite, porque os insetos são atraídos pelas luzes das casas e invadem os imóveis em grupos.

A revoada de cupim dá-se no início da noite, quando as luzes das casas começam a ser acesas. É que os bichinhos são atraídos pelas luzes ultravioletas – onda de luz emitida pelas lâmpadas – e invadem os lares em bando. Quando já há uma infestação, no entanto, um especialista deve ser acionado.

As portas e rodapés em WPC são impenetráveis e 100% protegidas contra a ação dos cupins. Uma resina PVC que envolve completamente as finas partículas de madeira, impedem a entrada desta praga, evitando o deposito de ovos e proliferação deste inseto nos produtos em WPC.