O que significa cumprir uma promessa?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Promessa é o compromisso de se fazer alguma coisa. Aquele que promete algo quer dizer que está comprometido com aquilo. A promessa é entendida enquanto um voto ou uma declaração feita a uma outra parte, registrando a intenção futura de cumprir com o que foi prometido.

As promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.

Oração de arrependimento
Ó Senhor, meu Deus e meu Pai! Mais uma vez eu peço perdão. Minha alma se encontra humilhada de vergonha. Por causa do meu pecado, a consciência me acusa de dia e de noite, de sorte que já não encontro prazer em mais nada desta vida.

A obrigação de cumprir a promessa nasce no momento em que o promitente exterioriza sua vontade, dá publicidade a ela, isto porque não depende de qualquer aceitação da outra parte.

A Bíblia diz que fazer uma promessa é uma coisa muito séria.
A Bíblia nos aconselha a evitar fazer promessas e juramentos (Mateus 5:34-37). Fazer uma promessa não é brincadeira! Quem promete e não cumpre está sendo desonesto e pode zangar e perder a confiança da pessoa a quem fez a promessa.

É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

1. Leve em consideração a variedade de promessas. Uma das chaves para acreditar que o Pai Celestial é cumpridor de promessas é estar ciente da variedade de promessas que Ele nos concedeu. Algumas promessas parecem mais empolgantes ou significativas do que outras e, para elas, temos a tendência de dar mais foco.

As promessas de Deus sempre se cumprem.
Deus promete perdoar todos os pecados de quem aceita Jesus como seu salvador. Ele também promete estar conosco e nos ajudar a vencer todas as dificuldades. Deus promete que o Espírito Santo nos guiará e que no fim teremos a vida eterna com ele, livres do pecado e do sofrimento.

Ele concedeu-nos o Espírito Santo da promessa (Atos 2:39), como garantia que tudo o que disse irá se cumprir (Efésios 1:13-14). Assim, apesar das aflições e sofrimentos que possamos passar nesta vida, Deus nos fortalece (Salmos 119:28), estando presente conosco pelo Seu Espírito, com a sua promessa de vida abundante.

Quem vive de promessa é santo”, declarou. “Ele se comprometeu em retirar as palafitas e não assumiu o compromisso”, acrescentou.

Todo voto implica uma promessa, mas o contrário não é verdadeiro. O voto é um ato de adoração e consagração, feito apenas a Deus, obrigando por virtude da religião. Uma simples promessa pode ser feita também aos homens, obrigando em virtude da fidelidade ou da justiça.

Hebreus 10:23 NVT
Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)

Antes de prestado o serviço ou preenchida a condição, pode o promitente revogar a promessa, contanto que o faça com a mesma publicidade; se houver assinado prazo à execução da tarefa, entender-se-á que renuncia o arbítrio de retirar, durante ele, a oferta.”

Jesus dizia: “que o seu sim seja sim, e que o seu não seja não”. Se você assumiu uma responsabilidade, vá até o final. Mantenha sua palavra, porque ela é preciosa. Cada vez que sua palavra é honrada por seus gestos, ela se torna mais forte.

No caso das promessas, a visão é diferente. “Em vez de fazer promessas, nós rezamos diariamente para que seja da vontade de Deus nos dar forças para cumprirmos com as nossas obrigações. Pedimos para que Deus nos dê saúde e sustento para cumprirmos com aquilo a que nos propomos”, diz o rabino.

Sob essa ótica, as promessas têm valor para Deus e para nós orantes, pois alimentam em nós o fervor, estimulam nossa devoção, exercitam em nosso coração o amor a Deus; e isso é valioso. Uma promessa bem feita pode nos abrir mais à misericórdia do Senhor.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos; o que prometeres, cumpre-o. 5 Melhor é que não votes do que avotes e não cumpras.