O que significa cultismo barroco?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Cultismo Significa “jogo de palavras”. Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos, linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem.

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O cultismo teve em Luis de Góngora y Argote o seu maior teorizador, que nos legou como obra de referência Soledades (1613), levando o cultismo a tais extremos que o nome gongorismo passou a simbolizar afectação literária.

Há duas correntes no Barroco: Cultismo e o Conceptismo .

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Cultismo Significa “jogo de palavras”. Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos, linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

O homem barroco estava preso a dilemas e contradições e se questionava permanentemente sobre os conflitos entre a razão e a fé. Este também vivia uma existência de dualidade, dividido por questões relacionadas com o corpo e a alma.

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. A expressão “Barrocosignifica absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico.

As figuras de linguagem mais usadas no Barroco são o Paradoxo e Antítese de modo que as figuras de linguagem são bastante presentes nesse estilo buscando basicamente a extravagância , a atenção .

1ª Fase: Nacional português; 2ª Fase: D. João V ou Joanino; 3ª Fase: Rococó, além da fase chamada neoclássica.

As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos. Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.

Foto do autor.

  • As fases do barroco mineiro.
  • fase — Nacional Português (de 1700 a 1730)
  • fase, estilo D. João V ou Joanino (de 1730 a 1760)
  • fase, Rococó ou Dom José I (1760, 1840)

O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Aleijadinho
  • Rembrandt
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez