O que significa cruz deitada no cemitério?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Afinal, após sua morte , ele consumou a salvação da humanidade e deitou sua cruz para representar o ato. Já outras pessoas acreditam que a cruz na horizontal representa o momento em que os países escandinavos se tornaram cristãos.

O uso da cruz, para assinalar a data de falecimento de alguém, é facultativo. Se se quiser utilizar essa forma, a cruz costuma ser colocada à esquerda da data do falecimento – ex.: Manuel dos Santos †25-12-1870.

Chamamos de lápides as estruturas do túmulo que trazem informações sobre a pessoa sepultada. No Brasil, costumam trazer o nome completo, a data de nascimento e do óbito, e o epitáfio — uma frase que homenageia quem está ali.

Inaugurada em 1999, a Cruz Caída homenageia o desaparecimento da antiga Igreja da Sé, a Primacial do Brasil, construída em 1553 e, lamentavelmente, demolida em 1933. A Cruz Caída foi construída pelo artista baiano Mário Cravo.

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.

É muito simples: devemos transformar a história da cruz que carregamos numa história de amor, assim como Jesus transformou a sua vida numa história de amor e de salvação. Assim, a cruz deixa de ser um instrumento de suplício, de morte, de destruição, para se tornar instrumento de salvação para todos.

Em uma tentativa de evitar esse tipo de trauma, muitos parentes começaram a instalar as grades de ferro sobre os túmulos até que houvesse decomposição o suficiente para tornar o corpo inutilizável para as pesquisas e, assim, não passível de roubo.

1. Apresentação. Ao andar pelo Brasil é impossível não perceber que nas beiras das estradas em meio a agitação da vida moderna ou nos campos mais remotos do interior brasileiro existe cruzes nos lembrando que ali morreu alguém.

Esse gesto, explica a Associação Israelita carioca, assegura que os mortos não serão esquecidos e a sepultura não será profanada. “Uma das funções básicas da pedra tumular é manter viva a memória do falecido. E, de acordo com o Talmud [livro sagrado], a memória dos mortos torna-se menos intensa após 12 meses.”

"Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus).

A cremação tem sido uma opção de sepultamento bastante procurada, pelos diversos benefícios que ela apresenta. Além de ser um procedimento que não agride o meio ambiente, os custos são reduzidos já que não é necessário a manutenção de uma lápide no cemitério, por exemplo.

Cemitério é um local destinado para ficar o corpo das pessoas que faleceram. Esse espaço é necessário uma vez que um corpo demora anos para se decompor. Assim se torna necessário um espaço específico para pessoas falecidas, e também para evitar contatos que gerem a contaminação.

A Nação Missioneira que tem como desenho a cruz de quatro braços era conhecida como a nação de três bandeiras , símbolo regado de História, Guerras, Colonizações, Costumes e principalmente Miscigenação.