O que significa criar hábitos?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ou seja, é o modo regular de desempenhar uma determinada atividade. Cada pessoa desenvolve hábitos próprios, ainda que a sociedade dissemine alguns que acabam sendo implementados de modo geral.

Trata-se de uma tarefa rotineira ou prática recorrente. Até coisas simples, como aquele cafezinho após o almoço ou a ligação diária para um amigo, também se incluem na definição. Pensando dessa forma, é possível afirmar que os hábitos são ações comuns que estão presentes em nossa vida de modo recorrente.

Significado de Hábito
substantivo masculino Ação que se repete com frequência e regularidade; mania. Comportamento que alguém aprende e repete frequentemente: tinha péssimos hábitos. Maneira de se comportar; modo regular e usual de ser, de sentir ou de realizar algo; costume: hábitos severos.

1 Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato.

Sendo assim, na hora de criar bons hábitos, seguir algumas dicas podem fazer toda a diferença:

  1. #1 Reflita sobre o seu dia a dia.
  2. #2 Estabeleça pequenos objetivos.
  3. #3 Busque por inspirações.
  4. #5 Foque no longo prazo e celebre.

E o hábito é um instinto que torna o sujeito sensível à “tendência à repetição” que se encontra inscrita na própria Natureza, possibilitando não apenas a experiência e o conhecimento, mas a existência mesma dos seres vivos.

Dicas de saúde: conheça 5 hábitos saudáveis para adotar na rotina

  1. Praticar atividades físicas. A prática de atividades físicas está entre os hábitos mais saudáveis. ...
  2. Ter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer pausas regulares e programadas. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Beba bastante água.

Confira agora quais são os sete hábitos das pessoas altamente eficazes!

  • #1 Ser proativo(a) ...
  • #2 Ter o objetivo em mente. ...
  • #3 Começar com o mais importante. ...
  • #4 Pensar com a lógica ganha-ganha. ...
  • #5 Buscar entender, antes de ser entendido. ...
  • #6 Criar sinergia. ...
  • #7 Recalibrar quando preciso.

Uma das mais conhecidas diz que precisamos de no mínimo 21 dias para criar um hábito. De acordo com uma teoria elaborada em meados dos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Tanto os hábitos quanto as rotinas são ações regulares e repetidas. Porém, os hábitos acontecem sem pensamento consciente. Enquanto as rotinas exigem um grau maior de intenção e esforço. Por outro lado, com tempo e técnicas, as rotinas podem se transformar em hábitos.

Tipos de hábitos

  • Hábitos físicos. Aquelas que envolvem o corpo e a saúde, como fazer exercícios, escovar os dentes após cada refeição ou tomar um copo de bebida alcoólica após o almoço.
  • Hábitos sociais. ...
  • Hábitos mentais. ...
  • Hábitos recreativos. ...
  • Hábitos afetivos.

De modo geral, um hábito pode ser caracterizado como um comportamento, seja na maneira de ser, fazer, sentir ou em relação aos costumes adquiridos ao longo da sua vida. A partir de um comportamento, a pessoa passa a escolher quais passos seguir e, consequentemente, aquela ação se torna algo dela.

Os 7 hábitos são uma abordagem integrada que passa da fase de dependência (alguém cuida de mim) para a independência (eu cuido de mim mesmo) e para a interdependência (podemos fazer algo melhor juntos) – ver imagem. Os 3 primeiros Hábitos vão da dependência à independência.

Ao pé da letra, os hábitos são considerados “inclinações” por alguma ação. Ou, em outras palavras, a disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição. Em “O poder do hábito”, baseando-se em teorias da neurociência, Duhigg explica que o cérebro busca reduzir esforços.

O PONTO DE VISTA DA AÇÃO
O hábito, do ponto de vista da Psicologia, é definido como modo de ser, de agir, de sentir, de pensar, e sua aquisição é, inicialmente, atribuída à repetição das ações sofridas ou feitas pelo ser que o adquire.

Faça exercícios regularmente
Um dos hábitos saudáveis mais importantes é, sem dúvidas, a prática regular de exercícios físicos. Essa é uma técnica indispensável para quem deseja não só ter um corpo mais bonito, mas também muito mais saudável.

Hábitos são ações que repetimos com frequência, conscientemente ou não, como lavar as mãos ou comer um doce depois do almoço. É um comportamento aprendido, bom ou ruim, que mantemos de forma automática, sem pensar nele.

Costume é o modo de agir muito geral. Hábito é o modo de agir muito particular, pessoal. Uma pessoa tem hábito, um povo tem costumes. Por isso é que nunca se ouviu falar em usos e “hábitos” de um povo.

Uma das mais conhecidas diz que precisamos de no mínimo 21 dias para criar um hábito. De acordo com uma teoria elaborada em meados dos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Comece pequeno
Por isso, para chegar ao seu objetivo, estabeleça pequenas tarefas para serem realizadas diariamente. Pense nessas tarefas como mini hábitos que apontam para o seu objetivo maior. A ideia é iniciar com pequenas ações para sair da inércia, sem provocar nenhum desconforto.