O que significa CP III 32 RS?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Este tipo de cimento contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição o que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além de baixo calor de hidratação.

O CP II-E-32, da Cimento Tupi, é um cimento portland composto com adição de escória (34%), conforme a norma NBR/ABNT 11578. Ele possui características de resistência a sulfatos, boa trabalhabilidade e boa resistência inicial (acima de 10 MPa).

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser usado em diversos tipos de obras. No entanto, seu diferencial está na elevada resistência a sulfatos tornando-o mais indicado para utilização em obras que serão executadas em ambientes agressivos como esgotos, fundações e água marinha.

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

CP III: Cimento de Alto Forno
Dada as suas características de resistência aos mais diversos ambientes, este cimento é altamente recomendável para obras com grande agressividade – barragens, pontes, esgotos, fundação para máquinas, afluentes de esgoto, ou ainda obras mais simples e genéricas.

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

Sigla do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

A nova fornada de siglas vem da redução de gírias e de sua fonética, como vz (de “pegar a visão”, entender) e cp (de “se pá”, para indicar talvez).

CP III (Cimento Portland de alto forno); CP IV (Cimento Portland Pozolânico); CP V-ARI (Cimento Portland de alta resistência inicial); CP RS (Cimento Portland resistente a sulfatos);

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento Portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento Portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento Portland com adição de material carbonático – fíler. “É versátil e aplicado a todas as fases de obras”, diz Cruz.

toque então quando você utiliza para o seu reboco por exemplo quando você utiliza por seu concreto. um cp2 repito com exceção do cp2 e ele. costuma secar mais rápido.

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

CP-II F

O melhor cimento para piso é o chamado CP-II F, que tem em sua composição material carbonático. Esse tipo de piso apresenta maior resistência, sendo considerado o mais adequado para que sejam feitos contrapisos, inclusive, que receberão, depois, os devidos revestimentos.

Cimento Forte CP-III 40.

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

O CP V-ARI é um dos tipos de cimento que não contém adições em sua composição (em casos excepcionais pode conter até 5% de material carbonático). Devido seu processo de fabricação, esse tipo de cimento tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação e fica bastante resistente em um curto espaço de tempo.

Continuar lendo O que significa CP III?