O que significa CP II F 40?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Cimento de alta performance e qualidade superior.

CP I-S – Cimento Portland comum com adição. CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana. CP II-F – Cimento Portland composto com fíler.

Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

O CP II-E-32, da Cimento Tupi, é um cimento portland composto com adição de escória (34%), conforme a norma NBR/ABNT 11578. Ele possui características de resistência a sulfatos, boa trabalhabilidade e boa resistência inicial (acima de 10 MPa).

CP II-F (Cimento Portland composto com fíler)
É bastante versátil, mas tem seu uso indicado para obras que exijam grande resistência do cimento, como obras em concreto armado, por exemplo.

Cimento CP-IV: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Qual o melhor cimento para piso? O melhor cimento para piso é o chamado CP-II F, que tem em sua composição material carbonático. Esse tipo de piso apresenta maior resistência, sendo considerado o mais adequado para que sejam feitos contrapisos, inclusive, que receberão, depois, os devidos revestimentos.

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete) ou concreto livre de porosidade chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.

O CP III-40-RS da Apodi, produzido com adição de escória de alto forno, é um produto desenvolvido para obras que necessitam de baixo calor de hidratação, resistência a ambientes com alta agressividade e inibição de reações como álcali/agregado e ataque por sulfatos.

O CP V-ARI é um dos tipos de cimento que não contém adições em sua composição (em casos excepcionais pode conter até 5% de material carbonático). Devido seu processo de fabricação, esse tipo de cimento tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação e fica bastante resistente em um curto espaço de tempo.