O que significa coxa ou manca?

Perguntado por: ofelix7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O substantivo feminino coxa deverá ser usado para indicar a parte do corpo humano ou do corpo dos animais localizada no membro inferior entre o quadril e o joelho. Coxa pode ainda ter função de adjetivo, sendo o feminino de coxo. Assim, é sinônimo de manca, desnivelada, instável.

Coxa - pessoa com deficiência nos membros inferiores, também chamado de manco. Esta garota é coxa.

2 aleijada, manca, renga.

Se mancar é a capacidade que se espera que todas as pessoas tenham, de compreender situações e momentos em que devem ou não agir, se suas atitudes poderão ou não prejudicar ou ofender outra pessoa.

região femoral

A coxa é também conhecida como região femoral, e seus músculos têm como principal função a movimentação da perna. Além disso, devido à origem de alguns músculos, podem movimentar a própria coxa.

Atos 3. Pedro e João curam um coxo de nascença — Pedro prega arrependimento — Ele também fala da época de restauração que precederá a Segunda Vinda — Ele identifica Cristo como o profeta de quem falou Moisés.

Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda'?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.

Saliente que aprendemos em Atos 4:22 que o homem coxo tinha mais de 40 anos.

No entanto, em acepção diversa, há indícios fortes apontando aos anos 1980, quando era utilizado para apelidar os policiais paulistanos, que em intervalos de almoço e com vales-refeição de baixos valores (chamados pejorativamente de "vale-coxinha"), consumiam o salgadinho nas lanchonetes da cidade de São Paulo.

O vocábulo parece ter sua origem nos pobres “almoços” dos policiais nos anos de 1980, que recebiam vales-refeição tão desvalorizados que acabaram apelidados de “vale-coxinha”. Com o tempo, policial e coxinha tornaram-se sinônimos.

Feito nas coxas
Essa expressão remete o temo da escravidão, em que pessoas negras escravizadas faziam telhas de argilas em suas coxas e o tamanho e formato variava de pessoa para pessoa, e isso remetia estar mal feito.

A coxa localiza-se entre o quadril e o joelho. Ela é a parte mais forte e proeminente da extremidade inferior, e portanto a favorita dos entusiastas fitness. A estrutura da coxa é dada pelo fêmur, o único osso desta região, que é o osso mais longo do corpo.

SubstantivoEditar

Feminino
SingularPlural
Normalcoxacoxas
Aumentativocoxonacoxonas
Diminutivocoxinhacoxinhas

Coxas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

mancar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

aleijado; defeituoso; incapacitado; inválido
Estes termos eram utilizados com frequência até a década de 80. A partir de 1981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão “pessoa deficiente”.

Coxa, com X, se refere à parte da perna entre o quadril e o joelho. Por exemplo: “minha parte preferida do frango é a coxa”. Enquanto cocha, com CH, tem três significados: recipiente feito de tronco de árvore, cabos usados nas embarcações, ou conjugação do verbo cochar, sinônimo de torcer.

Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano. Patela: Osso que forma o joelho. Tíbia: É conhecida como osso da canela.

A coxa está localizada abaixo do quadril e estende-se até a articulação do joelho. Após o joelho, encontra-se a perna que vai até à articulação do tornozelo.

Talvez assim como o coxo você criou uma concepção que não pode ir ao templo adorar, más Deus por esse estudo nos ensinou que ele cura. Suas feridas podem ser curadas do Ele, não perca tempo, corra ao templo e assim como aquele homem, entre louvando e adorando ao Senhor.

A origem de coxo é o caso mais simples: a palavra é uma adaptação simples do latim coxus (“manco”), termo derivado de coxa, ancestral de nossa palavra idêntica.