O que significa Corinto na Bíblia?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão neste mundo.

A cidade surgiu na Era Neolítica, aproximadamente em 6 000 a.C. Existem várias versões sobre a fundação da cidade. Os coríntios da época de Pausânias (geógrafo) diziam que a cidade havia sido fundada por Corinto, filho de Zeus, e que Éfira, filha de Oceano, foi a primeira moradora da região (que se chamava Efireia).

Paulo escreveu aos membros da Igreja em Corinto para ajudá-los com suas dúvidas e seus problemas e fortalecer os conversos que tinham dificuldades para abandonar suas antigas crenças e práticas.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

Conhecida a nível mundial graças ao seu canal, Corinto é a cidade do Peloponeso que está mais perto da Grécia continental, perto de Atenas. A cidade atual, na qual não é necessário entrar, tem mais de 30.000 habitantes.

Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.

Apolo era um homem destemido. Passou a pregar com valentia na sinagoga e a ortodoxia de sua doutrina – ainda que incompleta –, somada à coragem com que falava, fez com que ele se tornasse uma atração na cidade.

Corinto, a antiga cidade-estado grega, fica localizada na região do Peloponeso, há 48 quilômetros da capital, Atenas. Faz parte do Município de Corinto, como sede e unidade municipal, desde 2011.

Coríntio se tornou um dos diversos personagens de Sandman que cativaram o público. Desde seu visual a personalidade, o personagem não foi apenas surgindo em diversos pontos da linha cronológica dos quadrinhos, como também foi ganhando suas próprias séries.

O livro de 2 Coríntios foi escrito para os membros da Igreja em Corinto. Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).

O Livro de 1 Coríntios. Paulo visitou Corinto, uma cidade bem importante no litoral da Grécia, pela pri-meira vez, durante sua segunda viagem missionária (Atos 18). Ele permaneceu ali durante um ano e meio e, como resultado de seu trabalho, muitos se converteram ao Senhor e uma igreja começou.

O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56.

A carta aos Romanos tinha como objetivo apresentar Paulo e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma. Tendo como autor Paulo, a carta provavelmente foi escrita no ano 57 depois de Cristo, em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém.

Segundo 1 Coríntios 3:6–7, quem é que muda o coração das pessoas e leva-as à conversão? Com esses versículos, aprendemos que podemos ajudar outras pessoas a aprender sobre o evangelho de Jesus Cristo, mas é pelo poder do Espírito Santo que elas são convertidas.

É mais fácil tomar decisões corretas quando o fazemos com bastante antecedência, tendo em mente metas de longo alcance; isso nos poupa de muita angústia [durante os momentos de decisão], quando estivermos cansados e as tentações forem extremamente difíceis.

Por meio desse processo e da Expiação de Jesus Cristo, um membro pode receber perdão pelos pecados, recuperar a paz de consciência e obter força para evitar a transgressão no futuro. A ação disciplinar da Igreja não tem a intenção de ser o final do processo.

A intenção de Paulo era apresentar aos coríntios, a importância de viver em santificação, conforme a nova vida em Cristo. Dentre as muitas lições que tiramos nesta carta, está o fato de como devemos lidar com problemas difíceis, tanto na vida pessoal, quanto na Igreja.

Em 18 meses, junto com outras pessoas como Priscila e Áquila, que já deviam estar lá antes dele, Paulo fundou e consolidou a comunidade de Corinto (1 Cor 3,6.10; At 18, 1-8), composta, na sua maioria, de gente pobre, sem muita instrução (1 Cor 1,26; 7,21; 11, 21-22).

Corinto é citada no Novo Testamento da Bíblia como uma das cidades visitadas pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias.

O papel do Coríntio
Com destaque no primeiro arco dos quadrinhos, o Coríntio era um pesadelo rebelde que abandonou o Sonhar quando Morpheus desapareceu. Na Terra, ele passa a assassinar humanos, tornando-se um “renomado” assassino em série que inspira outros criminosos.

Poderes e Habilidades
Consumir os olhos de suas vítimas permite que ele veja o que elas viram em suas vidas e até veja o futuro em alguns casos. O Coríntio também é capaz de possuir seres humanos.