O que significa Cordeiro de Nanã?

Perguntado por: ochaves9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

É do ex-membro de Os Tincoãs a bela 'Cordeiro de Nanã'. Como o nome já adianta, a canção homenageia ela, que vem, parafraseando Mariene de Castro, no som das chuvas. Nanã está na água das chuvas. Na terra molhada dos pântanos e brejos.

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.

As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.

Finalmente a notícia chegou a quem interessa: Mario (Lucio Mauro Filho) ficou sabendo por Willian (Diego Montez) e Pablo (Rafael Infante) que ele é o pai do filho que Nana (Fabiula Nascimento) está esperando.

Nanã, Anamburucu, Borocô, Nanamburucu (em iorubá: Nanan Buruku) ou Nanã Buruquê é um vodum e orixá da sabedoria e dos pântanos.

Como é uma divindade associada aos primórdios da criação, quando se manifesta em seus filhos, dança com movimentos lentos e dignos. Os emblemas, objetos rituais, cantigas, saudações e mitos que constituem seu culto também destacam os três elementos aos quais Nanã está associada: água, lama e morte.

Seus números para sorte: 3, 4 e 9. Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama.

Alguns Exus de Nanã:
Exu do Lodo (de Obaluayê, Iemanjá e Nanã), Exu 7 Lagoas (Oxalá/Nanã), Exu do Lago, Exu do Poço, Exu Terra Roxa (de Omolu e Nanã), Exu da Pedra Roxa (Oxalá e Nanã), Exu dos 7 Lagos (de Oxalá e Nanã).

Os pretos velhos ligados a Orixá Nanã Buruque são mais raros e demonstram ter a idade mais avançada. São especialistas em conselhos sobre moral e karma. Atuam também ao lado de Iansã – Oyá e Orixá Obaluaiê, conduzindo eguns (espíritos desencarnados). Falam rígido, com seriedade, sabedoria e muito respeito.

Nana (em sumério: DŠEŠ.KI, DNANNA) era o deus (dingir) sumério da Lua. Era geralmente representado com símbolos lunares (como um crescente sobre a cabeça). Era sobretudo cultuado em Ur. Na Acádia, foi adoptado como Sim ou Suém (em acádio: Su'en, Sîn).

A Nanã recebe suas oferendas no sábado.

Muitas vezes, é temida, intransigente e austera. Mas respeitada como a mais velha das Yabás (orixás femininas). Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte. Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.

Quem deseja saudar a yabá Nanã deve dizer: Saluba Nanã, que significa “nos refugiamos em Nanã” ou ainda “salve a senhora da lama”. Suas cores são, principalmente, o branco, o lilás e o azul anil.

Saudação ao Orixá Nanã. Cores: Lilás e roxo Dia: Domingo | Orixá nana, Orixas, Cores.