O que significa coração oscilando?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Todo batimento cardíaco irregular recebe o nome de arritmia pela medicina cardiológica, podendo ser benignos ou malignos. Além disso, também podem ser sintomáticos e assintomáticos, ou seja, percebidos ou despercebidos, comuns ou atípicos.

Alguma variação de frequência cardíaca é o padrão normal e é um indicativo de um sistema nervoso autônomo equilibrado. Podem ocorrer arritmias em pessoas com a descrição acima, por exemplo, um batimento extra, mais precoce, chamado de extrassístole.

Quais são as causas da arritmia cardíaca? São diversos os motivos que podem acarretar uma arritmia cardíaca, doenças como hipertensão, diabetes, hipertireoidismo, ao longo prazo, podem trazer consequências à estrutura cardíaca e aos pulsos elétricos, que produzem os batimentos, alterando o ritmo normal.

Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

Considera-se batimento cardíaco acelerado quando a pessoa tem mais de 100 batimentos por minuto. Se for um episódio de início agudo e duradouro, associado ou não com sintomas como fraqueza, tontura, desmaios e falta de ar, a pessoa deve procurar atendimento médico de emergência.

As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Em quais situações os batimentos cardíacos ficam altos? Quando em repouso, a frequência cardíaca considerada normal não deve ultrapassar 100 bpm. Acima desse valor a frequência cardíaca é considerada taquicardia, sendo importante se consultar com um médico.

Existem vários tipos de arritmias, mas as mais comuns são a taquicardia, quando o coração bate rápido e a bradicardia, quando as batidas são muito lentas. Existem também os batimentos fora de compasso, que se manifestam com pulsação irregular, como as extra-sístoles e a fibrilação atrial.

Quais os sintomas de uma arritmia cardíaca? R: Os principais sintomas das arritmias cardíacas são palpitações, batedeira no peito, sensação de batimentos rápidos, lentos, irregulares, às vezes cansaço de início recente e desproporcional ao grau de esforço realizado, tonteiras, desmaios, fraqueza, desconforto no peito.

Evitar estimulantes: Pessoas com arritmias cardíacas devem evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, nicotina e outras substâncias estimulantes, pois podem agravar a condição.

O transtorno da ansiedade pode gerar uma série de efeitos no corpo, como acelerar os batimentos cardíacos, levar ao mecanismo de vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) e o aparecimento da hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

Em todo caso, é importante procurar ajuda médica
Como você percebeu, os sintomas de ansiedade cardíaca e problemas mais sérios, como infarto e insuficiência cardíaca, são parecidos. Por isso, o indicado é sempre procurar ajuda médica.

A respiração profunda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a frequência cardíaca. Pratique respiração profunda e consciente sempre que sentir palpitações. A meditação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para a prevenção de palpitações.

Muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, são silenciosas e, por isso, perigosas. No entanto, alguns pacientes reclamam das palpitações, ou “batedeira”, tontura, falta de ar, sensação de desmaio. Em outros casos, como nas bradiarritmias, as palpitações já não são comuns.