O que significa contigo no dicionário?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Com você; com quem o falante está interagindo: estavas falando contigo! [Gramática] Combinação tautológica da preposição com e do pronome pessoal antigo tigo. Etimologia (origem da palavra contigo). Do latim cum, com + tecum, contigo.

1 em sua companhia, ao seu lado, com você.

Os pronomes pessoais do caso oblíquo podem ser átonos ou tônicos, e têm a função de complemento verbal ou complemento nominal. São eles: me, mim, comigo (1.ª pessoa do singular) te, ti, contigo (2.ª pessoa do singular)

CONTIGO: equivale a COM VOCÊ, mas só deve ser usado no tratamento com TU.Eu já TE disse que não conto CONTIGO. CONSIGO = com ele mesmo. Ele fala muito CONSIGO , mas não é louco. (= Fala muito com ele mesmo.)

Você sabia que a palavra COMIGO é um pronome formado pela preposição COM mais o pronome MIM? Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?

ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição. Exemplos: José me ofereceu uma carona.

Significado de cntg: É uma abreviação de "contigo".

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

com + ti = contigo. com + si = consigo (singular ou plural) com + nós = conosco. com + vós = convosco.

tudo bem contigo? [exemplo]
[ex.] tudo bem contigo? (também: como você está?, como vai você?, como está?, como vai?, como estás?, está tudo bem?, tudo bem?)

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Significado de ctg: ctg significa contigo.

No Brasil, é usado mais no sentido de "com si próprio", ou seja, é uma forma reflexiva. Rigorosamente, consigo só poderia ser "com si mesmo". Assim sendo, falar "consigo mesmo" seria redundante, uma espécie de pleonasmo, mas não pode ser considerado um erro.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".