O que significa contagem de colônias superior a 100.000 ufc mL?

Perguntado por: pflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O diagnóstico da ITU é representado pelo crescimento bacteriano igual ou acima de 100.000 unidades formadoras de colônia por mililitro (mL) de urina (100.000 UFC/mL), preferencialmente de jato médio, com adequada assepsia da região anatômica envolvida.

Os resultados de culturas de urinas com densidade baixa (principalmente de crianças) devem ser analisados e sempre levados em consideração, mesmo com contagem de colônias menor que 1.000.000 ufc/mL.

6 – Escherichia coli (E.
Esta bactéria é inofensiva enquanto está no intestino humano. Contudo, pode causar sérios problemas quando em contato com outros órgãos, levando a infecções alimentares, assim como meningites e infecção urinária.

A bactéria Klebsiella pneumoniae é figura conhecida em listas nacionais e internacionais dos microrganismos mais perigosos por sua resistência a antibióticos e consequente capacidade de causar infecções hospitalares.

Nos casos de infecção pela bactéria Escherichia Coli é comum que seja feita a intervenção com o uso de antibióticos. Além disso, existem medicações analgésicas para o alívio dos sintomas.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

ITU é definida pela presença de agente infeccioso na urina, em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml).

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A urocultura é indicada para se obter um diagnóstico preciso de infecções do trato urinário, como cistite e pielonefrite.

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária. Quando o paciente tem bactérias na urina, mas não apresenta nenhum sinal ou sintoma de infecção urinária, dizemos que ele tem apenas bacteriúria assintomática.

E. coli pode causar prostatite e doença inflamatória pélvica (DIP). E. coli costuma habitar o trato gastrintestinal, no entanto, algumas cepas adquiriram genes que lhes permitem causar infecção intestinal.

Sintomas da infecção urinária por Escherichia coli

  • urinar com frequência;
  • ardor ao urinar;
  • febre.

Os pesquisadores explicaram que o antibiótico cefotaxima é normalmente usado para tratar infecções com Escherichia coli (E.

Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.