O que significa constranger em Direito?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Assim, constranger, para o código penal, é sinônimo de coagir. Coagir tem como sinônimo obrigar ou forçar. Beleza?! Ocorrem os crimes que têm como verbo constranger quando o réu comete atos cujos verbos são obrigar ou forçar outrem a fazer algo.

2 Tolher a liberdade a; dominar, subjugar, sujeitar: Bastou o olhar incisivo para o professor constranger o aluno. 3 Obrigar (alguém) a algo, pelo uso da força; forçar, coagir, compelir: A polícia constrangeu o suspeito à confissão de um crime que não havia cometido.

O crime de constrangimento legal, nos termos do art. 146 do Código Penal, consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

O primeiro deles é a vis corporalis, ou seja, a violência, que se constitui naquela ação constrangedora dirigida ao corpo da vítima. O segundo é a vis compulsiva, isto é, a grave ameaça, a qual se constitui como o constrangimento exercido sobre o espírito do ofendido.

No dicionário português, constrangimento é “circunstância vergonhosa; situação de completo embaraço; vexame”. Assim, o ato de constranger pode ser qualquer atitude praticada violando direitos fundamentais de uma pessoa, como a intimidade, personalidade, imagem e honra.

Se você passou por uma situação que lhe causou constrangimento e acredita que foi moralmente danosa, o primeiro passo é procurar um advogado especialista em danos morais. Já no primeiro contato, leve documentos, fotos e relatos que possa corroborar sua história.

Uma das maneiras mais simples de deixar uma pessoa constrangida é olhar fixamente para ela, fitando-a diretamente durante algum tempo, sem nunca desviar o olhar. Quanto mais você encarar, mais desconfortável ela vai se sentir. O olhar fixo pode comunicar várias emoções diferentes.

Os danos morais ocorrem quando há abalo psicológico da vítima, com intensidade suficiente para causar-lhe constrangimento, humilhação ou vexame superiores àqueles que por vezes vivenciamos, mas que não passam de dissabores aos quais todos estamos sujeitos em decorrência da vida em sociedade.

Que causa incômodo; que pode ser embaraçoso ou inconveniente: ponto de vista constrangedor; comportamento constrangedor.

1 ameaça, imposição, coação, coerção, coibição, intimidação, opressão, repressão, violência. Restrição e limitação: 2 limitação, confrangimento, cerceamento, restrição, tolhimento.

1 embaraçar, acanhar, encabular, envergonhar, intimidar, encalistrar, pejar. Forçar uma ação: 2 forçar, obrigar, impor, coagir, impelir, compelir, confranger, compulsar, sujeitar, subjugar, violentar.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Faça um boletim de ocorrência para comprovar danos morais
O boletim também será mais um documento apto a referendar as demais provas, e terá um importante valor se a empresa ou o empregado agressor já tiver sido acusado de dano moral em outra ocasião ou processo.

INDENIZAÇÃO QUE SE MEDE PELA EXTENSÃO DO DANO ( CC 944). INDENIZAÇÃO FIXADA EM R$ 500,00.

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.

Se você for celetista: denuncie no Ministério do Trabalho e Emprego (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego – Comissão de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Combate à Discriminação);

Como emoção, o constrangimento afeta momentaneamente a identidade apresentada pelo indivíduo na interação social. Essa identidade, estável ou flexível, pode ser ameaçada por um outro elemento inerente ao sujeito, denominado de contágio emocional.