O que significa consolador na Bíblia?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Alguns dos principais papeis do Espírito Santo são consolar, testemunhar sobre Jesus Cristo e trazer sentimentos de amor e paz.

26 Mas aquele Consolador, o aEspírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Como protagonista da encarnação, não se pode deixar de sublinhar a ligação ôntica do feminino com o Espírito Santo no mistério da encarnação. Tal como no relato de Gn 1,2, o Espírito, como poder fecundante, desce sobre Maria e, com sua ação materna e epiclética, nela gera o Cristo.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Para aumentar nossa capacidade de ser influenciados e orientados em nossa vida pelo Espírito Santo, como Néfi, precisamos cultivar o desejo de receber essa influência e orientação, exercer a fé no Senhor Jesus Cristo, “orar sempre e não desfalecer” (2 Néfi 32:9), e obedecer aos mandamentos.

Pedir para ser guiado pelo Espírito com humildade
Temos que pedir a luz do Espírito Santo. Rezar e dizer: “Senhor, iluminai-me, mostrai-me o caminho, o passo a seguir, o que devo fazer, qual é vossa vontade”.

Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias.
Mas, com a agitação desagradável do mundo importunando nossos ouvidos e as inúmeras responsabilidades sobre nossos ombros, não é de admirar que às vezes deixemos de perceber a voz mansa e delicada do Espírito Santo em nossa vida.

Tradicionalmente há um consenso na Igreja de “sete” dons do Espírito Santo. YOUCAT 310: “Os sete dons do Espírito Santo são a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, o conhecimento, a piedade e o temor de Deus.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

O Senhor enviou o Espírito Santo para prestar testemunho do Pai e do Filho e ensinar o evangelho a Adão e Eva (ver Moisés 5:4–9).

Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.

[25] Com relação à Igreja podemos dizer que o Espírito Santo é, portanto a alma da Igreja. Está presente em tudo o que a Igreja é e faz. Ele faz da Igreja o seu mais excelente campo de atuação[26].