O que significa conservar a cultura?

Perguntado por: ivargas8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

Algumas maneiras de preservar a identidade cultural incluem a valorização da língua, da culinária, da música, do artesanato e das tradições locais. Os museus e centros culturais são importantes para preservar e divulgar a cultura local.

Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade.

Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo.

Valorizar o patrimônio histórico-cultural de um povo é valorizar a identidade que forja seus cidadãos. Sendo assim, preservar a culinária, as paisagens, as festas populares tradicionais, as obras de arte e qualquer outro elemento cultural é manter sua identidade.

Dessa forma, a cultura representa o patrimônio social de um grupo sendo a soma de padrões dos comportamentos humanos e que envolve: conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo.

“A cultura cria formas especiais de comportamento, muda o funcionamento da mente, constrói andares novos no sistema de desenvolvimento do comportamento humano

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Preservação e promoção do patrimônio cultural
Por meio de parcerias com instituições culturais, incentivos fiscais e programas de capacitação, as cidades inteligentes podem proteger os locais históricos, estimular a produção cultural e garantir o acesso amplo ao patrimônio cultural.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

O resgate busca conservar, perpetuar e evitar descaracterizações de manifestações culturais. As ações de conservação cultural têm diversas consequências para as comunidades, como a potencialização e a propagação das expressões artísticas, o aumento de renda e a recuperação da identidade cultural das sociedades.

A conservação é a arte que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável.

conservar significa proteger os recursos naturais, permitindo sua exploraç ã o e sua utilizaç ã o de forma racional e sustentá vel, a fim de garantir sua disponibilidade para as futuras geraç õ es; preservar significa manter intocá vel, visando à proteç ã o integral do ambiente natural.

O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída".

Dentre as ações estão o monitoramento da vegetação nativa; os incentivos econômicos para a conservação; ações de enfrentamento das mudanças climáticas; a produção de mudas nativas; a gestão das Unidades de Conservação Estaduais; e as ações para a proteção da fauna silvestre.

Já o conservacionismo trata a mãe natureza de uma maneira bem menos rígida, liberando a exploração dos seus recursos desde que seja com inteligência, assim como o manejo correto do meio ambiente pelo homem.

A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

A cultura é um elemento de transformação, que também pode criar possibilidades para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.