O que significa conflito de gerações?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O conflito de gerações, geralmente, ocorre a partir de um desentendimento motivado pelas diferenças geracionais entre os colaboradores, principalmente, quando convivem no mesmo ambiente formas antigas e novas de trabalho.

Conflito entre gerações: 7 dicas para lidar com este desafio

  1. Conheça os valores individuais. ...
  2. Invista nos valores da empresa. ...
  3. Estimule a interação. ...
  4. Capacite sua equipe. ...
  5. Estabeleça metas individuais. ...
  6. Estimule a empatia. ...
  7. Tenha um profissional capacitado para intervir.

O conflito de gerações no ambiente de trabalho pode ser benéfico quando estimula o debate, enriquece pontos de vista e favorece a troca de experiências, além de ampliar os horizontes sobre o melhor convívio entre profissionais de idades distintas.

Os principais conflitos entre gerações estão baseados em valores que eles têm e nas motivações que possuem. Aquilo que os motiva, que está por trás do que fazem, o modo como pensam ou agem são muitos diferentes entre as gerações.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

O termo geração, de modo geral, se refere a um conjunto de pessoas nascidas em determinada época. Por viverem num mesmo contexto cultural, social e econômico, tendem a compartilhar muitas características em comum.

A melhor maneira de gerir os conflitos de gerações é, primeiramente, classificar os seus colaboradores e deixar evidente que cada geração possui características que acrescentam e beneficiam as organizações. Além disso, é necessário ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.

Seja tolerante. Lembre-se que é preciso cuidar de si, mas também do outro, principalmente daquelas pessoas com as quais compartilhamos a vida. Ouça, mesmo que você discorde. Lembre-se que seus pais, seus avós e irmãos são pessoas com diferentes idades, interesses, experiências, valores e visões de mundo.

Freqüentemente, esses conflitos são o resultado do desrespeito às diferenças entre grupos e sociedades, da intolerância, do fato de sociedades quererem se sobrepor a outras e explorá-las de alguma forma - essa situação foi uma constante ao longo da história da humanidade.

6 dicas para refletir e ajudar a garantir o futuro das próximas...

  1. 1 - Expanda sua visão. Fala-se muito em expandir a nossa bolha, né? ...
  2. 2 - Aposte em empresas que vão de encontro aos seus valores. ...
  3. 3 - Use a criatividade. ...
  4. 4 - Aposte nas pequenas ações. ...
  5. 5 - Seja exemplo. ...
  6. 6 - Comece!

Existem conflitos negativos de competência (quando ambas os juízes dizem que não são competentes para julgar a causa) e conflitos positivos (quando dois juízes se dizem competentes para a mesma causa).

Os conflitos negativos são puramente destrutivos, e por isso as pessoas evitam conflitos. Então o primeiro princípio é fundamental, pois diz que o que está em jogo deve ser algo importante. Os conflitos positivos possuem grande potencial, giram em torno de coisas essenciais para a organização.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

Cinco gerações fazem parte da força de trabalho atual. A “geração silenciosa” – fazendo referência àqueles nascidos entre 1925 e 1942 –, os baby boomers, a geração Z, os millenials e a geração X trazem diferentes perspectivas e expectativas para o ambiente de trabalho.