O que significa conclusos os autos para julgamento da ação incidental?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

Em geral o recurso apropriado contra uma decisão (sentença) proferida nestas ações incidentais é o Agravo de Instrumento, pois a decisão não põe termo ao processo principal, tratano-se desse modo de uma decisão interlocutória.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

finaliza o processo principal. esse tipo de decisão chama-se uma decisão interlocutória uma decisão interlocutória é quando o juiz tomar uma decisão sobre uma das questões do processo mas sem dar a sentença.

É um novo pedido feito pelo autor para transformar a questão prejudicial em questão principal, através da qual se constata uma cumulação de pedido ulterior.

significa dizer que existe algum incidente que deverá ser resolvido, para depois prosseguir com processo principal, veja, provavelmente existe um processo e alguém alega uma questão que deve ser decidida antes do prosseguimento do processo principal.

As questões incidentais, nomeadas também como questões prejudiciais ou prejudicialidade, são controvérsias e situações novas duvidosas, de natureza penal ou extrapenal, que podem surgir no decorrer de um processo, afetando-o de alguma forma.

Processo incidental é aquele que, estando vinculado a um processo já em curso, é interposto por uma das partes ou por terceiro com o objetivo de obter tutela jurisdicional que não deve ou não pode ser obtida nos autos ditos principais.

Procedimento incidental: são aqueles interpostos que correm ao largo da causa principal, havendo simultaneamente autonomia e vinculação a ele, e podem ser resolvidos pelo próprio juiz criminal (ex.: restituição de coisa apreendida);

Incidente processual é uma questão controversa secundária e acessória que surge no curso de um processo e que precisa ser julgada antes da decisão do mérito da causa principal.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

60 dias

Quanto tempo pode durar um processo concluso para julgamento? Na teoria, o Código de Processo Civil define que, após produzidas todas as provas, o juiz deve julgar um processo em um prazo de, no máximo, 60 dias, entretanto, isso geralmente não ocorre na prática, em razão do volume de processos que existem.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Significado de Incidental
adjetivo Que não se conseguiu prever com antecedência; acidental. Que não possui importância; de caráter secundário; incidente. Que ocorre sem que haja previsão; eventual.

A decisão interlocutória, conforme § 2º do artigo 203, é definida como o pronunciamento judicial que decida alguma coisa no processo e que não se enquadre no conceito de sentença.

Medida Cautelar Incidental
A medida será incidental quando seu advogado solicitá-la durante o processo principal. Ou seja, se o seu processo já estiver em andamento, mas demorar, ou ocorrer outra eventualidade que pode gerar danos irreversíveis, a medida cautelar será incidental.

Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Quanto tempo depois da audiência de instrução sai a sentença? Conforme o artigo 366 do Código de Processo Civil, após o encerramento do debate ou a apresentação das razões finais, o juiz tem o prazo de 30 dias para proferir a sentença.

O incidente de resolução de demandas repetitivas compete a tribunal de justiça ou tribunal regional.