O que significa colocar data é vocativo?

Perguntado por: umota . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Data: identificação do dia, mês e ano em que o documento foi enviado/publicado. Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário; deve ser utilizado de acordo com a posição social do seu interlocutor.

Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento. Vocativo: expressão para anunciar o início da conversa.

O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.

Na indicação do ano, não use ponto entre as casas do milhar e da centena: 1999. Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007.

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Podemos concluir que vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário; deve ser utilizado de acordo com a posição social do seu interlocutor.

2 – No vocativo: é utilizado no início do texto do documento, de modo a dirigir-se ao destinatário, sendo o vocativo seguido por vírgula. Por exemplo, ao escrever um documento a um Ministro de Estado, é necessário colocar no início do seu texto: “Senhor Ministro, “.

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

3 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

  1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação. ...
  2. Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático. ...
  3. Faça uma alusão histórica a respeito do tema.

Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

Grafia das datas
Com traço, barra ou ponto: 6-12-2007, 16/9/2007, 16.10.2007. O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 16/11/06. Observe que, a não ser em formulários onde haja dois espaços, não se coloca o zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo: 2.2.92, 8/1/99, 4/12.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

As vogais da palavra "vocativo" estão em "o", "a" e também "i", onde a vogal "o" é repetida por duas vezes.

A alternativa que não apresenta um vocativo é a letra C. Isso porque "Melissa, Maria e Levi" garante um estado de dependência na frase; isto é, sem esse trecho, o enunciado não faria sentido completo. Isso é uma das principais características de um vocativo.