O que significa colo uterino de aspecto anatômico?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Nos casos de útero bicorno, em vez do formato de pera, o órgão feminino apresenta uma divisão em sua parte superior, resultando em um aspecto anatômico semelhante ao desenho de um coração.

O útero é dividido em três partes: Corpo do útero: é a porção dilatada do útero; Fundo do útero: é a parte superior do útero, acima da parte dilatada; Cérvice ou colo uterino: é a porção mais estreita e mais baixa do útero, abrindo-se na vagina.

Principais sintomas do câncer de colo uterino e como se prevenir

  • Sangramento e secreção vaginal anormal;
  • Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais;
  • Sangramento menstrual mais prolongado;
  • Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Observe abaixo como o exame especular pode ser descrito no prontuário. EXAME ESPECULAR: Vagina: normocorada, ausência de lesões ou abaulamentos, muco cervical de aspecto fisiológico, pregueamento preservado. Colo uterino: OCE* transverso, Schiller negativo, Iodo positivo, zona de transformação não visualizada.

Em anatomia humana, a chamada “variação anatômica” está relacionada a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria da população. Tal alteração varia de acordo com etnia, sexo e até mesmo com a genética individual.

– Corrimento constante, independente da cor e cheiro; – Dor durante o contato íntimo ou mesmo dor após a relação sexual; – Sangramentos constantes após relação sexual; – Coceira constante, vermelhidão e inchaço na região pubiana (abdômen e vagina);

Mioma: são alterações celulares benignas no útero, que faz o útero crescer; Polipo uterino: é o crescimento excessivo de células na parede interna do útero, formando “bolinhas” semelhantes a cistos; Câncer do colo do útero: também conhecido por câncer cervical, é causado pela infeção causada pelo vírus HPV.

Tanto o câncer de colo de útero, quanto essa ferida pré-cancerosa são causados pelo vírus HPV, vírus transmitido, na maioria das vezes, através da relação sexual. Hoje em dia é possível afirmar que quase 100% dos casos de câncer do colo de útero e as lesões pré-cancerosas são causados pelo HPV.

As alterações no colo do útero são geralmente causadas por infecção pelo HPV, e quase todos os cânceres do colo de útero (mais de 99%) estão relacionados a este vírus. Desses casos, cerca de 70% são causados pelo HPV tipos 16 ou 18. Mudanças nas células cervicais de baixo grau são causadas por certos tipos de HPV.

Para um útero “normal” de mulheres sem filhos, o padrão é de 50cm³ a 90cm³. Porém, são também possíveis valores em torno de 30cm³ e até 160cm³ para mulheres que já tiveram uma ou mais gestação. Tudo isso depende de diversos fatores que interferem no tamanho do útero ao longo da vida.

O útero tem um formato de uma pêra, sendo o corpo do útero a parte superior e o colo do útero a região mais baixa e estreita do órgão que possui uma abertura central (canal cervical) que liga o interior do útero à cavidade vaginal – local onde ocorre a eliminação do fluxo menstrual e a entrada do espermatozoide.

Isso pode ser causado por ataques de vírus, bactérias, parasitas ou mesmo acontecer em decorrência de doenças autoimunes. Tal como outros órgãos e tecidos, o útero está sujeito a todo tipo de dor, desde a mais simples de tratar até àquela causada por doenças mais graves.

Dor de ovulação
O outro nome para a dor da ovulação é Mittelschmerz , que significa “dor do meio” em alemão. Isso acontece no meio do ciclo quando você está ovulando. Se sua dor for do lado esquerdo, significa que você provavelmente está ovulando desse lado este mês.

Este exame é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. “O papanicolau é um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero, por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Trata-se de um tipo de neoplasia maligna que se desenvolve nas células da parte inferior do útero que se conecta à vagina. Com a evolução dos estudos e pesquisas é possível afirmar que mais de 90% dos diagnósticos estão relacionados ao Papilomavírus humano (HPV).

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade.

O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.

"Aspecto anatômico" em um laudo de exame de imagem, quer dizer que seu exame está normal. Que nas regiões descritas não existem alterações.

Má formação, representa um defeito morfológico de um órgão ou parte dele. A maioria destas anomalias é freqüentemente um defeito morfogenético.