O que significa colo do útero posterior?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O útero retrovertido acontece quando o útero não está na posição normal, virado para o abdômen, e sim em direção à coluna vertebral. Esta condição, geralmente, não inibe as funções do útero feminino, mas pode causar um desconforto. Essa condição pode ser fixa ou móvel.

A maioria das mulheres tem o útero voltado para frente, curvado sobre a bexiga, que é sua morfologia normal em anteversoflexão. Em certos casos, porém, a mulher tem o órgão na direção oposta, condição chamada de útero retrovertido.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Durante a gestação, conforme o útero cresce, a posição do útero é típica (e única) para todas e, portanto, não atrapalha em nada no crescimento ou desenvolvimento do bebê. Para o parto normal, também não existe nenhum tipo de contraindicação ou risco e menos ainda indicação de cesariana.

A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas).

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

Esse processo é simples porém também requer alguns cuidados para realizar. Também é possível verificar através do exame clinico em um consultório. Essa é a forma mais adequada, aliás. Um profissional preparado pode verificar se o colo do útero está aberto ou fechado e assim determinar se a mulher está ou não fértil.

Geralmente, os principais sintomas de que um parto normal está iniciando ou em curso são:

  • queda do ventre;
  • contrações uterinas dolorosas e frequentes;
  • alterações no colo do útero (dilatação);
  • saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina;
  • rompimento da bolsa d'água.

Na grande maioria das vezes, até a 12ª semana de gestação, o útero adota uma posição mais próxima do que o convencional, virado para a frente e se mantendo sob a bexiga, facilitando a realização de um parto normal.

A maioria das doenças que acometem o útero pode ser identificada por meio de exames, como papanicolaou e ultrassom transvaginal, que servem para avaliar a saúde do útero e também para diagnosticar doenças como miomas, pólipos, endometriose ou câncer no colo do útero.

Encontre a melhor posição, o mais recomendado é ficar na vertical; Insira o dedo médio ou indicador dentro do seu canal vaginal e deslize para cima até que possa sentir o seu colo do útero; Agora note o quanto o seu dedo foi inserido.

Este exame é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. “O papanicolau é um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero, por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

As duas posições são perfeitamente normais e boas para o desenvolvimento do feto. A única diferença é que no caso da placenta anterior a mamãe pode demorar um pouco mais para sentir os movimentos do bebê, pois a placenta acaba agindo como uma espécie de "amortecedor" para os pontapés do baby.

Posição posterior
Também conhecida como posição “costas com costas”, é aquela em que a cabeça do feto aponta para baixo e as suas costas estão encostadas às da mãe.

Independentemente do tipo de parto escolhido, a melhor posição para o bebê nascer é a cefálica, ou seja, quando ele se encontra virado de cabeça para baixo na barriga e de costas para a gestante.

Os bebês com idade gestacional entre 28 e 33 semanas e 6 dias são os prematuros Moderados. São bebês que precisam de assistência respiratória porque seus pulmões ainda estão imaturos. Não conseguem mamar no seio materno e geralmente vão precisar ficar internados em UTI neonatal.