O que significa colo do útero Grosso?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Dilatação do colo do útero: nesta fase o colo, que é grosso e posterior) pode afinar e vir pra frente. Não é esperada dilatação nesta etapa. O que você vai sentir: barriga endurecer, principalmente mais na região baixa da barriga, cólicas como as menstruais, pode ser que o tampão saia e o intestino solte!

O colo do útero fica fechado quando a mulher não está no período fértil e também durante a gestação para proteger os órgãos internos e o feto. Mas atenção: apenas o fato de estar com o colo do útero fechado não significa que a pessoa esteja grávida. É preciso confirmar com exame de sangue ou de urina.

Dilatação do colo do útero: nesta fase o colo, que é grosso e posterior) pode afinar e vir pra frente. Não é esperada dilatação nesta etapa. O que você vai sentir: barriga endurecer, principalmente mais na região baixa da barriga, cólicas como as menstruais, pode ser que o tampão saia e o intestino solte!

O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápido a dilatação acontece.

Fase inicial (latente)
O colo do útero começa a afinar e abrir até aproximadamente quatro centímetros. Essa fase inicial dura aproximadamente oito horas (geralmente não mais do que 20 horas) na primeira gravidez e cinco horas (geralmente não mais do que 12 horas) nas gestações subsequentes.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. Primeiro ponto, a prostaglandina encontrada no sêmem, ajuda a afinar o colo do útero (quando esse já está maduro). Segundo fator: os orgasmos favorecem a contração uterina e, por consequência, a dilatação.

Nem sempre é possível sua realização pois é necessária uma dilatação mínima do colo uterino para poder realizar o procedimento. Caso o colo esteja fechado, é inviável de realizar.

Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação:

  1. Tampão mucoso.
  2. A linha púrpura.
  3. Sons de nascimento.
  4. Emoções.
  5. Indicadores físicos.

O colo do útero apagado é um dos principais sinais de que o parto está se aproximando! Normalmente se verifica essa condição em um exame clínico do médico no consultório, mas é possível também verificar através do exame de ultrassom.

Tomar óleo de prímula – O óleo de prímula ajuda o colo do útero a dilatar e ficar mais fino, preparando-o para o parto. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra, que deve também adequar a dose de acordo com a gestante.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 - 4 cm de dilatação.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.