O que significa colheita no hebraico?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Em hebraico, a Festa da Colheita tem o nome de Shavuot, que significa sete semanas – período em que Cristo ficou com seus discípulos (Atos 1:3). Assim como a Páscoa, a Festa da Colheita tem um grande significado para nós cristãos, pois representa a bondade de nosso Deus, ao prover o alimento para nós.

Ao final da colheita do cereal, eram feitas entregas das chamadas primícias ou a entrega dos primeiros frutos (Êxodo 23:16). A Festa passou também a ser chamada de Festa de Pentecostes, porque é realizada 50 dias depois da Páscoa.

Números 28. 26 "No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a festa das semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembleia e não façam trabalho algum.

Em hebraico, a Festa da Colheita tem o nome de Shavuot, que significa sete semanas – período em que Cristo ficou com seus discípulos (Atos 1:3). Assim como a Páscoa, a Festa da Colheita tem um grande significado para nós cristãos, pois representa a bondade de nosso Deus, ao prover o alimento para nós.

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

A festividade também se caracteriza pelo consumo de produtos lácteos, normalmente os queijos, o que responde a distintas explicações rabínicas.

A festa é celebrada em dois dias, e são feriados nacionais em Israel.

A Festa da Colheita é uma festa que fala da prosperidade daquilo que foi semeado. De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo.

Basicamente, a colheita nada mais é do que um método de coleta dos produtos que foram cultivados pelos agricultores, ou seja, a coleta do seu plantio. Normalmente, a colheita costuma ser realizada com o auxílio de máquinas, como mencionamos, para otimizar o tempo.

Para isso, algumas são as etapas da colheita florestal: Corte, extração, baldeio, transporte e descarregamento.

A Lei da Colheita
O Apóstolo Paulo ensinou o seguinte sobre a colheita de Deus: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Assim como a Páscoa, a Festa da Colheita tem um grande significado, pois representa a bondade de nosso Deus, ao prover o alimento para nós.

«Fazei isto em memória de mim» é a frase que institui o sacrifício da missa e o sacramento da Eucaristia, obrigatórios para os católicos.

A lei de semear e colher afirma que você colhe o que planta, colhe mais do que planta e colhe depois de semear. Portanto, é uma lei cristã escrita na Bíblia que diz que o que você semeia é o que você colherá. Não pense que isso é algo religioso, é uma lei universal, é a mesma lei de causa e efeito ou a lei do karma.

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:7,8).

Quem planta, colhe. E a colheita, é sempre maior que o plantio. Quem semeia cortesia, colhe amizade; e quem planta amabilidade, colhe amor.

Nele, Jesus diz que a messe é grande, mas os operários são poucos. Pede que nós rezemos para que o Senhor da messe mande operários para realizar a colheita. Com essas palavras, nós podemos entrever a paixão que Jesus tem por nos salvar.

O apóstolo Paulo mostrou este princípio mais completamente em Gálatas 6.7-10: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.