O que significa colérico na Bíblia?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois da sua conversão, raramente esses sentimentos apareceram.

Ele tem uma necessidade especial de receber elogios e palavras de apoio. Isso potencializa a perseverança que ele já possui.

Uma pessoa com temperamento colérico costuma ser líder naturalmente. Ela é criativa, mas tende a ser impaciente e intolerante e ter uma visão mais egoísta. Seu maior desafio é conseguir entender outras perspectivas além da sua e aceitar diferentes possibilidades de caminho.

Pessoas com temperamento colérico nasceram para atuar. Estão sempre ocupadas em qualquer atividade e realizando projetos e novas tarefas. No entanto, por causa da primariedade, improvisam, precipitam-se, desperdiçam a sua energia e às vezes caem na dispersão. São extrovertidas.

Davi era corajoso. Ele foi um lutador desde o início. Mas antes de matar um gigante ou liderar exércitos para a batalha, ele era um pastor e protegia as ovelhas de que cuidava. Ele matou os leões e ursos que ameaçavam seu rebanho.

O temperamento de São João
No Evangelho vemos claramente que João tinha um temperamento ao mesmo tempo manso, mas profundo, inclinado à contemplação, mas que pede que desça fogo sobre à Terra. Certa vez foi chamado por Jesus de “Filho do Trovão”, pois reagia com grande intensidade à não adesão das pessoas.

Temperamento colérico – Pontos positivos: vontade forte, independente, visionário, prático, produtivo, decidido e líder. Pontos negativos: cruel, irado, sarcástico, autossuficiente, impetuoso, dominador, vingativo, frio e insensível.

Algumas coisas que podem irritar uma pessoa colérica incluem falta de controle sobre uma situação, falta de respeito e/ou desorganização. Uma das coisas que os irrita muito é quando as tarefas ou solicitações não são realizadas conforme pedem.

1. COLÉRICO. Pessoas com temperamento colérico sempre buscam se EXPANDIR e LIBERAR ENERGIA, ou seja, são pessoas estimuladas pelas adversidades, que tem uma habilidade grande pra liderança e que gostam de desafios.

A palavra cólera é um sinônimo para sentimentos como a raiva, a destemperança e a exaltação. Sendo assim, não é difícil imaginar que indivíduos com o temperamento colérico sejam um dos grandes desafios do setor imobiliário, uma vez que não são propriamente simples de lidar e podem ser muito intensos no que fazem.

Como lidar com coléricos? Algumas dicas:

  1. Não abaixe o olhar para ele. Não é fácil com aqueles olhos fuzilantes. ...
  2. Enfrente-o, mas sem brigar. Olhe nos olhos dele, coloque seus pontos de vista calmamente e com firmeza. ...
  3. Não tenha medo do chilique que ele possa dar.

Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

Crianças coléricas são emotivas, ativas e primárias (reagem impulsivamente). Ao contrário da sentimental,a criança com temperamento do tipo colérico é extrovertida e impulsiva. Gosta de novidades, de mudanças e de resultados rápidos; começa com entusiasmo atividades novas, mas tem dificuldade em terminá-las.

Exemplos: a Raiva (colérico) nos traz ímpeto e força para buscar justiça. a Alegria (sanguíneo) traz bom humor para encararmos a vida com leveza. a Tristeza (melancólico) promova reflexão para sabermos agir.

E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça. Eu diria que Pedro é do tipo italiano, explosivo, fala com as mãos, tom de voz alta…

O caráter dominante de Moisés no Pentateuco é a perseverança. As várias tradições apresentam-no como um homem que defende sozinho a oportunidade da ida do Egito para Canaã, arrastando a oposição de todos os componentes do grupo sob sua direção, alguns antes, outros depois.

Ele confiava que Davi poderia vencer cada um deles porque ele:

  • reconheceu seus erros.
  • reconheceu que era fraco.
  • sabia como avançar em situações desafiadoras.
  • tinha uma forte paixão e amor por Deus.
  • não tinha medo da mudança.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 203, com 94 anos.