O que significa colchetes em matemática?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O que é colchete? Colchetes, ou parênteses retos, é um sinal gráfico que é usado na língua portuguesa para pontuar situações muito específicas. Ele também é utilizado nas áreas de exatas, tal como em expressões numéricas: { 20 . [ 2 ] 2 }.

Chaves { } delimitam a estrutura de um objeto ou seja quais propriedades/caracteristicas ele vai ter. Colchetes [ ] Indica que existe mais de um elemento, é a mesma notação do array. No exemplo da pergunta seu objeto tem três propriedades Nome , Endereco e Telefones ..

Diferença entre parênteses e colchetes
Os colchetes são uma espécie de parênteses. Os colchetes, na verdade, são um tipo de parênteses, já que são responsáveis por apresentar informações acessórias, entretanto os seus usos requerem a observância de algumas regras.

Chaves na matemática
Na matemática, à semelhança dos parênteses, as chaves agrupam diversos elementos de uma operação, definindo sua ordem de resolução.

Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.

5. Reticências na interrupção de discursos. Em trechos de citações, ou seja, quando não se apresenta a frase completa do autor, podemos usar as reticências entre parênteses ou entre colchetes.

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Ordem de Operações das Expressões Numéricas#
Dessa forma, uma expressão deve ser resolvida obedecendo a seguinte ordem: Potenciação e Radiciação; Multiplicação e Divisão; Adição (soma) e Subtração.

Para resolver as expressões numéricas utilizamos alguns procedimentos: Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.

Parêntese e colchete
Os colchetes podem ser usados quando há mais de uma “camada” isolada ou intercalada no enunciado. Assim, usam-se primeiro os colchetes e, dentro destes, os parênteses – [()].

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Ordem das operações nas expressões numéricas

  • Em primeiro lugar, resolvemos as operações de potenciação e radiciação.
  • Em segundo lugar, resolvemos as operações de multiplicação e divisão.
  • Em terceiro lugar, resolvemos as operações de adição e subtração.

Resolver expressões numéricas exige um cuidado, pois há uma prioridade na ordem das operações, começando pelos símbolos, resolvendo: primeiro, as operações que estão dentro do parêntese; depois, as operações que estão entre colchetes; por fim, as operações que estão entre chaves.

Chaves: proteção e segredos guardados
A chave é o item que tranca portas, cofres, cômodos e tudo mais que precisa estar protegido, escondido e reservado. Do mesmo modo, o símbolo de chaves cruzadas pode estar ligado à liberdade e ao conhecimento, devido às duas funções do objeto: abrir e fechar.

Chaves, são sinais gráficos usados para indicar a reunião de diversos itens relacionados que formam um grupo, bem como a reunião das diversas divisões de um assunto.