O que significa colar de Micanga?

Perguntado por: iveloso7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O colar de miçanga tem sua origem na África, onde seu significado é de origem espiritual. As miçangas eram usadas para espantar espíritos ruins, em orações.

Os hippies adoram a simplicidade da miçanga e as incluem em seus acessórios desde os anos 70. Uma pedra atrás da outra com um cordão rende um belo acessório para usar com as roupas simples e despojadas da moda moda hippie. Os colares no estilo livre do hippie costumam ser bem coloridos.

Dessa maneira concluímos que, um acessório versátil e único não precisa ser caro e pouco durável, muito pelo contrário, as miçangas chegaram para resolverem os nossos problemas. Além de possuírem uma durabilidade maior do que outros acessórios convencionais, as miçangas são coringas e possuem um valor justo!

Cada cristal possui suas próprias energias e propriedades, capazes de influenciar positivamente nossa vida e bem-estar. Seja para proteção, cura, equilíbrio emocional ou conexão com a espiritualidade, os colares de cristal são poderosos amuletos que nos conectam com a energia da Terra e do universo.

A gargantilha é um tipo de colar, ou seja, é um acessório (joia ou semijoia) para ser usado no pescoço. A corrente de colar de gargantilha é mais curta, sendo usada rente ao pescoço. Existem diversos modelos de gargantilhas, como as gargantilhas ponto de luz, de coração, com pingente de cruz, entre outros.

A origem das miçangas
O nome vem de “masanga”, palavra de origem africana que significa “contas de vidro miúdas”. Porém, foram os romanos que começaram a difundi-las pela Europa ao usarem como moeda de troca nas regiões conquistadas por eles. Isso entre o primeiro século A.C. e o quarto século A.C..

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usado pelos adeptos das religiões de matriz africana. Geralmente, é feito de miçangas coloridas, sendo que a cor do colar indica o orixá, inquice ou vodum do seu usuário.

GUIAS DE TRABALHO E GUIAS DE PROTEÇÃO
Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

Colar de Miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou 'Djonu' Colar de miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou 'Djonu' é o acessório tradicional africano, cultural e espiritual, usado abaixo do umbigo em boa parte do continente africano pelas mulheres com a finalidade de cura e proteção.

Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas e complementares. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade.

Evite molhar suas miçangas! Elas são solares mas não gostam tanto de água. Não lave ou utilize seus acessórios com produtos químicos (como cloro, detergente, sabão em pó ou líquido...). Eles podem desbotar suas pedras e causar danos ainda maiores ao fio!

Com a pandemia, o mundo deu uma paralisada, inclusive a moda. Por isso, continuamos a ver muitas miçangas em 2020 e, agora, com uma evolução, que é a moda dos anos 90", explica. "As miçangas estão vindo de uma forma mais divertida. No início, eram mais naturais, étnicas, mais puras.

turmalina

Segundo A Bíblia dos Cristais o melhor local para usar a turmalina negra é em volta do pescoço; já outros estudiosos descordam disso, e tudo bem!

Conheça estas pedras poderosas

  • 5 melhores pedras de proteção. 1 – Turmalina negra. 2 – Cristal. 3 – Hematita. ...
  • Pedras de proteção espiritual. 1 – Ametista. 2 – Cianita azul. 3 – Selenita.
  • Pedras contra a inveja. 1 – Quartzo fumê 2 – Olho de tigre. 3 – Obsidiana negra.
  • Pedras contra energia negativa. 1 – Ágata. 2 – Jaspe vermelho.

Para a joalheira a peça não é um exclusivo das mulheres: “Os homens mais fora da caixa usam”. Ao serviço da causa, na Revolução Francesa usavam-se fitas de veludo vermelhas em volta do pescoço para homenagear as vítimas da guilhotina e, no século XIX, as de cor preta passam a identificar as prostitutas.

Para quem tem pescoço e o rosto mais fino, é legal usar chokers com mais detalhes em bordados, amarrações, pingentes ou modelos mais largos. Essas são ótimas opções para dar volume e não deixar a região tão fina.

1. Ornato para trazer ao pescoço. 2. Insígnia de certas ordens.

Talvez as peças mais tradicionais feitas com miçangas são os colares. Sejam gargantilhas, cordões, maxi colares, etc... se você não é tão acostumada a fazer ou a usar peças com miçangas, começar pelos colares podem ser uma excelente partida.