O que significa colar de guia?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

Logo, o uso de guias e colares, braceletes, pulseiras, tiaras (proteção à cabeça ou coroa), etc. tem fundamento mágico. Assim, devem ser entendidos e aceitos por todos os umbandistas como um dos fundamentos mágicos da nossa religião.

Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

A guia e a coleira são objetos extremamente úteis que todos nós devemos utilizar para garantir a segurança do cachorro, de outros pets e de pessoas que estão ao redor.

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis.

pode usar as guias de esquerda para a proteção obviamente se você não acreditasse. no poder dessa guia você não usaria logo se você acredita. você pode portar uma guia de esquerda porque você também é umbandista você não está nas correntes de trabalho.

Contas nas cores: verde e dourado. O melhor dia para fazer a sua guia é terça-feira e deixe-a dentro de um copo com água e sal por dois dias.

Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

A missão do Espírito Protetor ou guia espiritual é a mesma de um pai com relação aos seus filhos, ou seja, guiar o seu protegido pela senda do bem, auxiliá lo com seus conselhos, confortá lo em suas aflições, etc.

IDADE para usar a primeira coleira:
A partir dos dois meses o filhote já pode usar uma coleira de nylon leve e confortável. A guia também pode ser utilizada no cão a partir dessa idade para o filhote ir se acostumando.