O que significa colar de girassol?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O cordão de girassol é um acessório utilizado como símbolo de conscientização e apoio a pessoas autistas e com deficiências ocultas. Inspirado na beleza e resiliência dos girassóis, esse cordão representa solidariedade e compreensão.

Em alguns casos, como quando as pessoas sofrem com elevada ansiedade social, essa insegurança já é suficiente para gerar sofrimento — explica Arns. O PL 5.486/2020 deixa claro que o uso do cordão de girassóis por parte de pessoas com deficiências ocultas é opcional.

O cordão de girassol é uma identificação para pessoas que possuem deficiências ocultas, tais como o autismo e o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), que são condições que nem sempre são percebidas imediatamente.

Quem pode usar o cordão de girassol? Geralmente, quem usa o acessório são as pessoas com deficiências ocultas e/ou invisíveis, que são condições de saúde que não são facilmente identificadas ou visíveis externamente.

Presentear alguém com o girassol significa desejar alegria e sucesso.

O cordão de girassol é uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis e foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres.

As sementes de girassol podem ser consumidas em sua forma natural em saladas, salada de frutas, no iogurte e na granola, além de também poder ser usada como ingrediente no preparo de bolos, por exemplo. A porção recomendada por dia de semente de girassol é de 1/4 de xícara, o que equivale a 30 gramas.

O cordão do Autismo é uma maneira simples de identificar o seu filho. Como o símbolo do autismo é reconhecido mundialmente, as pessoas saberão que seu filho precisa de uma atenção diferenciada. Possui trava de segurança que se rompe sob pressão, evitando dessa forma um acidente por sufocamento.

Para retirar o “Cordão de Girassol” na UBS, o munícipe deve apresentar documento de identificação com foto e relatório médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), comprovando o diagnóstico da deficiência não visível.

Camomila

Camomila
Assim como a Passiflora e a Valeriana, a Camomila também é uma erva muito popular quando o assunto é diminuir a ansiedade. Um chá quentinho preparado com as folhas secas desta erva atua no sistema digestivo e nervoso acalmando o estresse, a ansiedade, o nervosismo e a agitação.

Por outro lado, a semente de girassol é fonte rica de vitamina E. Em suma, 30 gramas do alimento já suprem a metade da necessidade diária. Esta vitamina neutraliza os radicais livres – assim, oferece a proteção contra doenças degenerativas, cardiovasculares, pulmonares, articulares e afasta o envelhecimento precoce.

Conhecida por se movimentar para acompanhar o Sol, o girassol é uma flor forte, que remete a felicidade, alegria, orgulho e amizade.

Por que usar o cordão de girassóis
O cordão é um importante aliado para a acessibilidade das famílias e da pessoa no espectro autista. Ambientes com muitos estímulos sonoros, visuais, olfativos e com muitas pessoas ao mesmo tempo são, naturalmente, desafiadores para o autista.

A Associação compra os cordões de uma fábrica de São Paulo e vende para os familiares de autistas, ou faz doações no caso de famílias carentes. Para isso, os familiares devem entrar em contato pelas redes sociais da Ama.

De acordo com a Lei, as deficiências ocultas são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas.

Nesses textos, o girassol aparece como uma metáfora da vida. A Luz Divina alimenta o espírito, assim como a luz solar alimenta uma flor de girassol.

Ele atrai várias espécies de “vaquinhas” dos gêneros Diabrotica, Paranapiacaba e Microtheca (besouros-pragas), besouros desfolhadores da espécie Astylus variegatus, mosca-branca,ácaros,lagartas mede-palmo, bem como as dos gêneros Spodoptera e Helicoverpa, que são importantes pragas do tomateiro.

rosas vermelhas

As rosas vermelhas representam o amor e a paixão, e as flores brancas simbolizam a pureza e a inocência.