O que significa codigo laranja no hospital?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Laranja: muito urgente e precisa ser atendido o mais rápido possível.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

O paciente que está acompanhando foi classificado como AMARELO, ou seja, como gravidade urgente (não-emergência).

nível 1: emergente, vermelho, imediato; nível 2: muito urgente, laranja: 10 minutos; nível 3: urgente, amarelo: 60 minutos; nível 4: pouco urgente - verde: 120 minutos; nível 5: não urgente - azul: 240 minutos.

Nível 1: reanimação – azul: atendimento imediato. Nível 2: emergente – vermelho: 15 minutos. Nível 3: urgente – amarelo: 30 minutos. Nível 4: menos urgente – verde: 60 minutos.

"Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.

Código 3 ( Vermelho ) – Prioridade máxima .

O Código Roxo foi desenvolvido e implantado no HBU, e é referência no combate ao Covid-19 na região.

O laranja é muito urgente, assim, o paciente precisa de um atendimento muito rápido, mas sem tanta emergência quanto o primeiro. A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo:

  • Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
  • Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
  • Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

A cor vermelha indica emergência e requer atendimento imediato, pois representa risco de morte. Já a cor laranja significa muito urgente, além de estipular um tempo de espera máxima de dez minutos. A pulseira amarela representa urgência e espera de até 60 minutos.

O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte. Caso grave. O paciente precisa de atendimento o mais prontamente possível. Caso de gravidade moderada, não considerada como emergência, pois o paciente possui condições clínicas para aguardar.