O que significa Cinturão de Orion?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo. O trio faz parte da Constelação de Órion, compondo o que é chamado de Cinturão de Órion.

A constelação apresenta a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. O vértice nordeste do quadrilátero é formado pela estrela avermelhada Betelgeuse, que marca o ombro direito de Oríon. O vértice sudoeste do quadrilátero é formado pela estrela azulada Rigel, que marca o pé esquerdo de Oríon.

A constelação contém cerca de 80 estrelas, sendo que duas delas estão entre as dez estrelas mais brilhantes do céu. Órion também possui várias nebulosas, um conhecido aglomerado e pelo menos sete estrelas com planetas já confirmados, entre elas CVSO 30 e PTFO8-8695b.

Órion era filho da titã Gaia, e de Poseidon, sendo assim tinha grandes habilidades para a caça e um vasto conhecimento, porém era um gigante pequeno. Ele era o gigante opositor aos gêmeos arqueiros, Artemisa e Apolo, mas se desviou de sua função tornando-se amigo dos deuses e o fiel e mais valoroso caçador de Ártemis.

Entretanto, aqui no Brasil é mais facilmente avistada em dezembro e janeiro, ou seja: nos meses de verão. Em primeiro lugar, caso queira identificá-la no céu noturno, procure o Cinturão de Órion: também popularmente conhecido pelos brasileiros como as 3 Marias.

Na tradição da religião cristã, o trio de estrelas diz respeito tanto para as três mulheres que visitaram o túmulo de Cristo na ressureição, quanto faz referência ao conto bíblico sobre os Três Reis Magos, que trouxeram presentes para Jesus após seu nascimento.

O nome vem da mitologia grega, segundo a qual o caçador Órion foi morto acidentalmente por sua amada, que, ao perceber o engano, o colocou em uma constelação para que não fosse esquecido.

Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.

  • Betelgeuse
  • Rígel
  • Zeta Orionis
  • Epsilon Orionis
  • Bellatrix
  • Saiph

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

A autora, por meio do seu desenvolvimento pessoal, canaliza mensagens de consciência luminosas, de Seres de Luz que se encontram em várias dimensões, no astral do planeta Terra.

O sistema estelar de Órion, localizado na constelação de Gêmeos, abriga os orianos. Esses seres têm grande força de vontade, sede por conhecimento e buscam aprendizagem constante.

A constelação icônica – cujo cinturão é formado pelas Três Marias – está fadada a perder sua estrela mais brilhante, Alpha Orionis (também conhecida como Betelgeuse), desaparecer. Essa estrela colossal a 700 anos-luz da Terra tem 12 vezes a massa do Sol e é cotada para explodir em uma supernova a qualquer momento.

planeta Marte

Três Marias, Nebulosa de Órion e o planeta Marte!

Órion

Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste. Isso significa que esse faiscante conjunto de estrelas – entre as quais figuram as populares Três Marias – aparece bem diante da vista, a meio caminho do horizonte e o alto do céu.

Neste versículo, elas são: Maria de Cleofas. Maria Madalena. Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago.

O Cinturão ou a Cintura de Orion, popularmente conhecido como Três Marias ou Três Reis, é um asterismo de três estrelas que formam o cinturão da constelação de Orion, o caçador.

Vênus

Até agora, 2023 foi o ano de Vênus. Desde janeiro, o planeta mais próximo da Terra está subindo no céu noturno pós-pôr do sol, tornando-se cada vez mais brilhante e majestoso.