O que significa cidade do pé junto?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Significado de cidade dos pés juntos: Cemitério, local de desova de corpo humano.

1. Parte do corpo humano que se articula com a extremidade inferior da perna. 2. Parte final dos membros, especialmente posteriores, dos vertebrados terrestres.

(1) Extremidade inferior da perna do homem, sobre a que este se apoia quando está em posição vertical, e que lhe permite andar. (2) Pata do animal. (3) Pé da cama. (4) Parte inferior do palheiro.

O jurar de pés juntos advém de um antigo hábito da Santa Inquisição. Em diversas situações do nosso dia a dia, somos forçados a utilizar de uma mentira ou omitir a verdade por questões de interesse próprio.

Expressão usada para indicar que toda ação exige um retorno ou para justificar uma vingança.

1. Caixão e vela preta. Expressão utilizada para referir-se a morte. Usada quando se deseja exprimir que uma ação é perigosa ou resultará em morte.

Significado de Bípede
adjetivo Que possui dois pés; que anda ou se desloca sobre dois pés; dípode.

1 pata, calcante.

Pés é o plural de pé. O mesmo que: ensejos, versos, condições, causas, bases, calcantes, motivos, patas, pretextos.

No domínio da classe de palavras, o termo pé é um nome/substantivo comum, pois «permite variação em número (pés) e em grau aumentativo (grande pé; pé enorme; pezão) e diminutivo (pezinho, pezito), podendo coocorrer com determinantes (o/um/este/o meu pé) ou quantificadores (todos os pés; a maioria dos pés), que o ...

É uma expressão idiomática usada para fazer referência à interpretação fiel do que foi dito ou lido. Exemplo: Ele seguiu as instruções ao pé da letra. Neste exemplo, adquire ainda o sentido de rigorosamente, à risca.

Entrar com o pé direito é uma expressão popular da língua portuguesa e significa "entrar bem ou começar bem alguma coisa". "Entrar com o pé direito" não é apenas uma expressão. Para muitas pessoas é um ritual, uma superstição.

Quando a locução tem o sentido de “em posição vertical, firme”, pode-se adotar as duas opções. Exemplo: “Ele ficou DE (EM ) durante a reunião”. Já quando a locução remete à ideia de “combinado”, é comum o uso de DE . Exemplo: “Apesar das mudanças que houve, nosso trato continua de ”.

34 Eu vos digo, porém, que de maneira nenhuma ajureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 Nem pela terra, porque é o aescabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

O segundo mandamento proíbe jurar falso. Fazer um juramento, ou jurar, é tomar a Deus como testemunha do que se afirma. É invocar a veracidade divina como garantia da própria veracidade. O juramento compromete o nome do Senhor.

substantivo feminino Ato de jurar, de afirmar solenemente diante de testemunha; juramento. Promessa solene que resulta desse ato; compromisso, voto. Ato de amaldiçoar, de rogar pragas, maldições. Etimologia (origem da palavra jura).