O que significa Cid M23 3?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

3: Outros transtornos do menisco.

CID M17: o que significa? A CID M17 representa uma doença inflamatória e degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação dos joelhos.

Ocorre quando o menisco, um pedaço de cartilagem que atua como amortecedor entre os ossos do joelho, se torna discóide, ou seja, tem formato de disco ao invés de semilunar, assumindo um tamanho maior do que o normal. Esta condição pode causar dor e inchaço no joelho, e pode também dificultar o movimento da articulação.

As causas dessa lesão podem ser pancadas fortes no joelho, como acontece com jogadores de futebol. Entretanto, algumas situações do cotidiano também podem lesionar o menisco, como fazer agachamentos muito fundos, virar rápido o corpo sobre uma perna e levantar muito peso utilizando as pernas.

M17 - Gonartrose [artrose do joelho]

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

6 – Dor em membro (comprometimento osteomuscular) CID M79. 6 é o código para Dor em membro, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A ortopedia e a traumatologia são as áreas médicas indicadas para o tratamento de CID S93.

Diferente da aposentadoria, o auxílio doença costuma ser pago aos segurados que se encontram temporariamente incapacitados para o trabalho, como por exemplo, alguém que está se tratando de uma lesão nos joelhos, mas que tem perspectivas de melhora e recuperação em seu quadro médico.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Quem tem artrose no quadril tem direito a comprar veículos com isenção de impostos segundo a Lei nº 8.989 de 95, isso porque, existem em casos que a dor torna-se insuportável a ponto de impossibilitar a pessoa acometida a realizar atividades rotineiras devido à redução de mobilidade.

Exame médico
Um dos principais testes para verificar se o menisco está rompido é o teste de McMurray. O médico flexiona, depois estica e gira o joelho. Esses movimentos aplicam tensão no menisco rompido. Se houver ruptura do menisco, eles produzirão um estalo.

Meniscos: estrutura precisa ser preservada, e não retirada
Até porque, uma vez lesionado, o menisco pode causar muita dor e trazer sérios problemas de mobilidade. “As lesões podem ser traumáticas ou degenerativas.

As lesões mais comuns causadas pelas atividades de trabalho são o rompimento do ligamento, artrose e lesão no menisco. Algumas são tão sérias que causam afastamento definitivo do trabalho e em graus menos graves causam limitação e dificuldade de exercer algumas atividades do dia-a-dia.

Com certeza é possível não operar uma lesão de menisco. A maioria das lesões são capazes de responder e ter um bom resultado com o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia.

A queixa mais comum nas pessoas com ruptura do menisco é DOR NO JOELHO. Essa dor tende a localizar-se na linha da articulação, que é onde o menisco fica (entre o fêmur e a tíbia). O joelho possui a linha articular medial (parte de dentro joelho) e a lateral (parte de fora do joelho).

É muito pior sofrer lesão no menisco lateral. Pra entender isso, antes de mais nada saiba que cada joelho possui dois meniscos, o medial e o lateral. O medial é o que fica mais internamente, próximo do joelho oposto.

Sim. Uma pessoa que sofre de gonartrose pode aposentar por invalidez, desde que seja comprovado a incapacidade permanente para o trabalho. Se a incapacidade for temporária, ai será caso de auxílio-doença.

Para as cirurgias realizadas no joelho esquerdo é possível dirigir carros automáticos assim que o paciente se sentir confortável. Nas cirurgias realizadas no joelho direito ou para dirigir carros manuais por volta de 6 semanas após a cirurgia.