O que significa Cid M17 9?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

9: Gonartrose não especificada.

A gonartrose é uma condição músculo-esquelética caracterizada pelo desgaste na cartilagem que ocorre naturalmente com o aumentar da idade, ou secundariamente devido, por exemplo, ao excesso de peso, desvios no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

A gonartrose é a artrose no joelho, comum em pessoas com mais de 65 anos de idade, embora as mais afetadas sejam as mulheres durante a menopausa, que geralmente é causada por algum trauma direto, como um tombo em que a pessoa cai com os joelhos no chão, por exemplo.

Gonartrose aposenta? [Artrose nos joelhos – CID M17]
Sim. Uma pessoa que sofre de gonartrose pode aposentar por invalidez, desde que seja comprovado a incapacidade permanente para o trabalho. Se a incapacidade for temporária, ai será caso de auxílio-doença.

Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Os termos osteoartrose do joelho ou gonartrose são ambos sinónimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do joelho. Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose. A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral).

Para o tratamento da gonartrose, também existem métodos cirúrgicos de tratamento. Desde pequenas intervenções para diagnóstico, até à substituição da articulação destruída por uma prótese, realizam-se várias cirurgias.

Diferente da aposentadoria, o auxílio doença costuma ser pago aos segurados que se encontram temporariamente incapacitados para o trabalho, como por exemplo, alguém que está se tratando de uma lesão nos joelhos, mas que tem perspectivas de melhora e recuperação em seu quadro médico.

Quem tem artrose no joelho deve fazer exercícios físicos com o joelho doente. Só que precisa ter cuidado porque os exercícios não podem sobrecarregar o joelho para não aumentar o desgaste da cartilagem. Caminhadas, corridas e atividades de impacto precisam ser evitadas.

Gonartrose: Sinais e Sintomas

  • Crepitação.
  • Edema.
  • Rigidez articular (principalmente matinal)
  • Desalinhamento articular.
  • Dificuldade da capacidade de movimentar o joelho.
  • Alterações na marcha e no equilíbrio.
  • Fraqueza muscular.

Na gonartrose de grau 1, pode-se identificar através do exame de Raio X um espaço articular duvidoso com possível osteófito na borda.

Tratamentos para a Artrose no joelho

  1. Fisioterapia. A fisioterapia é uma peça fundamental para vencer as dificuldades que a degeneração articular impõe sobre o movimento. ...
  2. Medicação. O tratamento da artrose pode envolver o uso de medicamentos. ...
  3. Denervação do joelho. ...
  4. Injeções no joelho. ...
  5. Ondas de choque. ...
  6. Cirurgia.

A perícia é um exame médico. Assim, é recomendado utilizar roupas simples e leves que permitam fazer os movimentos que o perito pedir, tais como levantar o braço, dobrar o joelho, agachar-se. Se você tiver algum problema no pé, é recomentado utilizar calçados abertos.

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Para completar, a artrite acaba sendo, em muitos casos, uma patologia de base (a que origina outras) da artrose. Desta forma, a artrose acaba sendo mais complicada de tratar e de obtermos uma melhora, quando comparada a artrite. Mas isso, de forma alguma reduz a necessidade de tratamento e atenção com a artrite.

A dor é o principal sintoma de artrose de quadril. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na frente do quadril, piorando ao andar, ficar sentado por muito tempo ou deitar sobre o lado dolorido. Além disso, as dores podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna lombar.

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose
Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética.

Segundo a reumatologista Licia Mota, pacientes com a doença podem precisar de ajuda ao subir escadas, especialmente por causa da sobrecarga das articulações. “Quem tem osteoartrite de joelho pode ter uma redução da amplitude do movimento dessa articulação.

Atividades diárias. A depender de quais atividades a pessoa realiza, e a intensidade com que exerce, ela pode estar se predispondo à artrose no joelho. Exemplo: corrida, esportes diversos, trabalho etc. Não é prejudicial correr ou praticar esportes.

Continuar lendo O que é Cid M17 1?