O que significa CID J 159?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

J159 - Pneumonia bacteriana não especificada.

Pneumonia bacteriana - Eurofarma. A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões e pode ser provocada tanto por bactérias, vírus ou fungos. Quando um desses agentes infecciosos penetra o espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa, ocorre a infecção¹.

A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.

O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento. O tempo de recuperação dos sintomas pode variar bastante. Por exemplo, a tosse e a febre costumam desaparecer em 48 horas.

Quanto de repouso é necessário? Uma pessoa jovem vigorosa pode levar uma vida normal dentro de uma semana de recuperação da pneumonia. Para pessoas idosas semanas podem passar antes de haver recuperação e bem-estar. Sensação de fraqueza pode às vezes perdurar semanas após a pneumonia.

São eles:

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. ...
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Onde dói quando uma pessoa está com pneumonia? Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Além do óbvio de que uma é causada por vírus e outra por bactérias, a pneumonia bacteriana é mais frequente dentro da população, e também é considerada mais grave que a viral.

Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais. De acordo com o pneumologista Flávio Andrade, o repouso serve para que a energia do organismo seja restabelecida para a recuperação do quadro. "Sendo assim, o afastamento do trabalho também pode ser necessário.

As principais formas de prevenir a doença são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar.

Pneumonia Bacteriana
Os principais sintomas são: Tosse com muito catarro. Febre alta, acima de 39°C. Dificuldade para respirar.

Pneumonia bacteriana
No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

A inalação com substâncias com berotec também pode ser indicada, assim como o uso de determinados medicamentos para aliviar os sintomas apresentados. Por fim, dependendo de seu quadro, o paciente que apresenta pneumonia química também pode receber a recomendação de realizar sessões de fisioterapia respiratória.

Nesse caso, é indicado o uso de antibióticos: amoxicilina, azitromicina, ceftriaxona e claritromicina.