O que significa Cid 654?

Perguntado por: lesteves3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A categoria M654 refere-se a tenossinovite estilóide radial [de Quervain] e faz parte do grupo entre M65 e M68 e do Capítulo XIII do livro CID 10.

Definição: Inflamação do revestimento sinovial de uma bainha do tendão.

É possível o recebimento de aposentadoria por invalidez em casos de tendinite, uma vez que a doença pode ser permanente, irreversível e fique comprovado que a pessoa não possui mais condições de exercer sua capacidade de trabalho.

A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).

Empregado vinculado à empresa deve estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

A causa é principalmente, o excesso de uso do tendão, mas uma desordem inflamatória da articulação também pode causar estes sintomas. Os tendões do pulso são afetados com mais frequência. No entanto, os sintomas podem ocorrer em todos os outros tendões, cujo funcionamento seja através de uma bainha do tendão.

CID M54.5: o que significa? CID M54.5 – Dor lombar baixa é uma algia na região inferior da coluna vertebral, conhecida como lombalgia. É subcategoria de CID M54 – Dorsalgia. De acordo com o DATASUS, este código CID abrange dor lombar e lumbago SOE (sem outra especificação).

O diagnóstico da tendinite requer uma combinação entre um bom exame clínico, o levantamento da história do indivíduo, que vai evidenciar a prática de movimentos repetitivos, e exames complementares de imagem, como radiografia, ultra-sonografia e ressonância magnética da região afetada, que são capazes de apontar ...

Informações sobre o CID O754
A categoria O754 refere-se a outras complicações de procedimentos ou de cirurgia obstétrica e faz parte do grupo entre O60 e O75 e do Capítulo XV do livro CID 10.

A tenossinovite então, por se tratar de uma condição que envolve os tendões nos mecanismos de desenvolvimento e inflamação, é tratada pela especialidade médica ortopédica.

O tratamento da tenossinovite é conduzido pelo ortopedista que indicará medicamentos anti-inflamatórios e talvez imobilização ou fisioterapia. Pode-se recomendar gelo no local.

O tratamento para tenossinovite deve ser sempre orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta, mas normalmente tem por objetivo reduzir a inflamação e a dor.

O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação. Mas a maioria das pessoas só pensa em fortalecer o ombro com exercícios quando já a doença está mais adiantada e causando dor.

No caso da tendinite, pelo fato de ela ser considerada uma doença ocupacional, isso faz com que o requisito da carência seja dispensado. Agora, se você possui tendinite, mas a origem da doença não tem qualquer relação com o seu trabalho e as atividades que você desempenha, não se trata de doença ocupacional.