O que significa CID-10 no laudo?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Publicada em 1992 e atualizada periodicamente, a CID 10 (classificação internacional de doenças) é um documento que lista informações de diversos problemas de saúde dos pacientes. Na décima versão (por isso, o número 10 seguido das letras), dispõe de 22 capítulos com números e letras em ordem crescente.

Laudo médico para PCD
Os médicos realizam consultas e exames para identificar o código CID e colocá-lo no laudo. É importante que o profissional especialista também descreva o que a deficiência significa para o paciente: quais são as limitações, descrição da deficiência, entre outros.

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID.

Em especial trouxe-nos um atestado de 12 dias de afastamento por CID I10 (hipertensão arterial primária) e J 03.0 (amigdalite estreptocóccica).

Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido; Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos. Por isso, o diagnóstico da doença e o número que ele representa perante a Classificação Global só devem ser inseridos no documento caso o paciente peça.

Dentre as doenças psiquiátricas que mais ocasionam a concessão de benefícios previdenciários estão: episódios depressivos (F32), outros transtornos ansiosos (F41), transtorno depressivo recorrente (F33) e transtorno afeito dipolar (F31).

A aposentadoria por invalidez se torna definitiva quando o beneficiário completa 60 anos, por isso, não serão necessárias novas perícias. Então, ao completar essa idade a aposentadoria será definitiva e permanente.

A CID-10 é muito mais ampla que a CID-9. Códigos numéricos (001-999) foram usados na CID-9, enquanto um esquema de codificação alfanumérico, baseado em códigos com uma letra única seguida por dois números no nível de três caracteres (A00-Z99), foi adotado na CID-10.

Escrito em que um perito ou um árbitro emite seu parecer e responde a todos os quesitos que lhe foram propostos pelo juiz e pelas partes interessadas.

Para mais informações sobre a CID-10, acesse o website do Ministério da Saúde: www.datasus.saude.gov.br.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Não é possível somar atestados com CID diferentes.
Isso porque, para somar atestados com o registro do CID, eles devem ser iguais, ou seja, relatar a mesma doença.

CID F41.1 – Ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

5 em atestados médicos. O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.

O CID funciona como um catálogo, onde todas as doenças epidemiológicas são listadas e classificadas por um código de uma letra e dois dígitos, um ponto e um algarismo de 0 a 99. Por exemplo, o código F16 – Transtorno mental e comportamental devido ao uso de alucinógenos.