O que significa chover 5 mm?

Perguntado por: emota . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A quantidade de precipitação encontrada no recipiente é medida em intervalos regulares e através de uma convenção, é estimado que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Sendo assim, quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m².

Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

"Vejamos um exemplo do que essa probabilidade significa", diz o serviço meteorológico em sua definição. "Se a previsão para um determinado distrito diz que há 40% de probabilidade de chuva para esta tarde, isso significa que há 40% de chance de chover em algum lugar do distrito entre meio-dia e 18h", acrescenta.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover.

O cálculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.

O índice é calculado em milímetros. Ao se afirmar que o índice pluviométrico de um dia, em certo local, foi de 200 mm, significa que, se tivesse nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 200 mm de altura naquele dia.

Preste atenção à umidade.
A umidade alta indica que vai chover; fique de olho em outros sinais causados por ela, como se o seu cabelo começar a ficar com frizz, se as folhas ficarem onduladas e se a madeira dos objetos e móveis se expandir. Tudo isso indica que uma tempestade está a caminho.

Trata-se do registro de 1285 mm em 24 horas na Ilha Reunião, no Oceano Índico, entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966. O evento recorde em Reunião ocorreu com a passagem do ciclone tropical Denise no Sul do Oceano Índico.

Podemos afirmar que a medida de 8 milímetros de chuva significa que caso fosse colocada uma caixa aberta de um metro quadrado no ambiente exposto a chuva, a água da chuva dentro dela atingiria 8 milímetros de altura.

De 0,2mm a 9,9mm/h - chuva fraca. De 10 a 19mm/h - chuva moderada.

Chuva moderada
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 5,0 e 25 mm/h.

P. ex, 3 ou 5 mm, é pouca chuva e indica volumes pequenos de precipitação (*). Valores acima de 10 mm indicam melhores condições para essa chuva ocorrer. Acima de 20 mm, temos que ficar atentos, pois há tendência para volumes elevados de chuva.

Se estivermos 50% confiantes de que 100% da cidade do Porto vai receber chuva, então há 50% de probabilidade de chuva. Assim, se na previsão do tempo a probabilidade de chuva for de 50%, é melhor levar consigo o seu guarda-chuva!

Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

Essa medida implica dizer a quantidade de chuva em 1 m². Então, num espaço de 1 m², o mm indica que 1 litro de água subirá 1 mm. Portanto, quando temos 0,42 mm de chuva num determinado local e espaço de 1 m² choveu 0,42 Litros.

Temperatura Máxima 25 °C.