O que significa chifre na Umbanda?

Perguntado por: usales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os chifres representam a maldade na magia, mas como demonstrado no Quadro 1 pode-se encontrar sua repre- sentação com outros significados em diferentes civilizações humanas.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Existem diversos tipos de formas de chifres nos animais, grossos, largos, enrolados, em espiral, entre outros.

Características do Orixá: Obá é vigilante e ciumenta.

Orixá Exu

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

Oxalá – Orixá maior
Seu maior defeito é a teimosia.

DIVINDADE MASCULINA IORUBÁ, FIGURA QUE SE REPETE EM TODAS AS FORMAS MAIS CONHECIDAS DA MITOLOGIA UNIVERSAL, OGUM É O ARQUÉTIPO DO GUERREIRO.

Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Ogum

Ogum, o orixá da guerra, demanda, metalurgia e tecnologia, também associado a São Jorge, toma as cores vermelho e azul-escuro para velas e fitas, recebe cerveja branca, conhecida como espuma de Ogum, e trabalha com quebra de demandas.

Oxum

Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar. Por que não? Num mundo onde tudo parece tão árido, as lágrimas limpam, regam, hidratam. Oxum chora.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.